terça-feira, maio 08, 2007

Do Conversa Afiada: Saiu a Escalação da CPI do Apagão

SAIU A ESCALAÇÃO DA CPI DO APAGÃO

03/05/2007 11:29h

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 360



. O PSDB foge da CPI do Apagão como o diabo da Cruz. (Clique aqui <http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/05/03/voo_controlado_773505.html> para ver o entusiasmo da oposição em preencher os cargos da CPI do Apagão).



. A Oposição se lembra de alguns casos exemplares.



. Garibaldi Alves, relator da CPI do Fim do Mundo (ex-Bingos), não se elegeu governador do Rio Grande do Norte.



. Delcidio Amaral, presidente da CPI dos Correios (e que fez jogo duplo, pois é do PT e jogava na oposição também), perdeu a eleição para governador de Mato Grosso do Sul.



. Eduardo Suplicy, senador pelo PSDB de São Paulo, mas inscrito no PT, comportou-se como um valente oposicionista em todas as CPIs, e quase não se reelege senador.



. Sem esquecer do caso mais espetacular, o do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio.



. Virgilio prometeu “dar uma surra” no Presidente Lula e teve 5% dos votos para Governador do Amazonas ...



. A oposição está com medo da CPI do Apagão, que como procurei demonstrar aqui, será também a CPI do Seguro (quem paga o seguro às vitimas do desastre da Gol ?)



(Clique aqui <http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/429001-429500/429460/429460_1.html> para ler sobre a questão do seguro depois da comprovação de que o transponder do Legacy estava desligado).



. Mas, talvez, os “analistas” não tenham entendido a questão: a CPI do Apagão (ou CPI do Seguro) não era apenas uma reivindicação da oposição.



. Essa foi e é, antes de tudo, uma bandeira da mídia conservadora (e golpista).



. Assim, sugiro uma composição extra-parlamentar da CPI do Apagão:



. Presidente de Honra: Ali Kamel, da Rede Globo.



. Kamel tomou a decisão de não noticiar no Jornal Nacional a queda do avião da Gol, para se concentrar numa edição do Jornal Nacional que mostrasse o dinheiro dos aloprados – e levasse – como levou – a eleição para o segundo turno.



. Relatora da Comissão: Eliane Cantanhêde, da Folha de S. Paulo, que chegou a ir aos Estados Unidos para entrevistar os pilotos do Legacy e perguntar se a culpa era dos controladores ...



. Para sentar no lugar habitualmente ocupado por ACM Neto, dessa vez poderia ir Miriam Leitão, que faria suas intervenções do aeroporto, por celular, para explicar aos ouvintes da CBN porque ia chegar atrasada ao próximo compromisso.



. Para sentar no lugar habitualmente ocupado por Rodrigo Maia, deveria ir William Bonner, para descrever as agruras de um passageiro em particular: Homer Simpson, ao voltar ao Brasil.



. Para vice-presidente da Comissão seria convidado o repórter Expedito Filho, do Estadão, especialista em auscultar a opinião anônima de líderes de controladores, sobretudo quando ameaçassem paralisar o país.



. O delegado Bruno (por onde anda o delegado Bruno ?) seria encarregado de guardar os documentos da CPI e garantir que não vazassem para a imprensa.



. Essa CPI, essa sim, chegará à verdade dos fatos e poderá garantir que os direitos da minoria serão respeitados.



. Par falar nisso: como fica o Supremo Tribunal Federal que, por 11 a zero, mandou instalar a CPI da Câmara para garantir os direitos da minoria, se a minoria foge da CPI como o Ministro Marco Aurélio de Mello foge dos holofotes da televisão ?





http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/429501-430000/429941/429941_1.html <http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/429501-430000/429941/429941_1.html>



Marcadores: , , , , , ,