segunda-feira, maio 07, 2007

Parlamento do Mercosul



O blog RS Urgente comenta a instalação do Parlamento do Mercosul. Na cidade de Montevidéu. Ou seja, o Mercosul está cada vez mais presente, e como processo que é, avança.
A princípio os parlamentares do Parlamento do Mercosul serão indicados pelos respectivos Congressos nacionais. Mas em 2010 deverão haver eleições para congressistas do próprio Parlamento do Mercosul.
E certamente, virá a chiadeira, do tipo, mais cargos políticos, com mordomias para seus detentores, mais oportunidades de corrupção, etc, etc. Talvez tudo isso seja verdadeiro. Mas também é necessário que seja assim, para que nossos povos tenham canais de entendimento e de reclamações recíprocas. Ficará mais fácil para um cidadão brasileiro reclamar de achaque de um guarda rodoviário argentino, e vice-versa.
E com o nossos povos se comunicando mais e mais, vai ser mais fácil desfazer estereótipos, do tipo que argentinos são arrogantes, brasileiros são promíscuos, ou paraguaios são contrabandistas. Ou, se não for possível desfazer os estereótipos, será mais fácil conviver com eles. E, a propósito, você sabe que o Paraguai já adquire mais renda com exportação de produtos primários, principalmente soja, do que fazendo o papel de entreposto comercial, papel este que lhe deu a fama de paraíso do contrabando?

O logotipo que ilustra este texto foi retirado do sítio do Congresso Brasileiro: http://www2.camara.gov.br/internet/internet/comissoes/cpcms/parlamento.html/protocolo.html/protocoloparlamentomercosul.html

Marcadores: , , , ,