terça-feira, dezembro 15, 2009

Que tal? Para Mendes, impunidade faz corrupção proliferar no país

Para Mendes, impunidade faz corrupção proliferar no país

DA SUCURSAL DO RIO
DA FOLHA ONLINE

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, atribuiu à "impunidade" a proliferação de casos de corrupção no país. Disse ontem no Rio que, apesar de não ter dados para comentar o assunto, considera "extremamente grave" as imagens da corrupção no DF envolvendo o governador José Roberto Arruda (DEM) e seus aliados.
"Merece [o caso] investigação adequada da Justiça e as instâncias políticas também têm que dar as respostas adequadas", disse Mendes.
Para ele, o problema de casos como o do mensalão do DEM é a impunidade. "Ela motiva ações ilegais na política e no futebol", disse, em referência às agressões da torcida do Coritiba no fim do jogo contra o Fluminense, no último domingo.
"Nós estamos em um processo democrático que recomeçou há 21 anos, com a Constituição de 1988. Mas sem dúvida temos que discutir e apertar os critérios contra a impunidade. A Justiça deve ser severa", disse após assinar com o Clube dos 13 uma parceria no programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça. Ela visa inserir ex-presidiários no mercado de trabalho durante obras da Copa do Mundo de 2014.

Notícia da Folha de São Paulo, de 9 de dezembro de 2009.

A notícia parece irônica, pois a impressão que fica é que o ministro Gilmar Mendes trabalhou ativamente pela impunidade do banqueiro Daniel Dantas, quando da deflagração da chamada operação Satiagraha em 2004. Forneceu ao banqueiro dois habeas corpus em 48 horas, sem aparentemente analisar corretamente que a motivação da segunda prisão do banqueiro foi diferente da primeira, e pulou instâncias do judiciário para fornecer o segundo habeas.

O ministro Gilmar Mendes tanto falou que hoje a Polícia Federal é um reflexo esquálido do que era a poucos anos atrás.

Enfim é isso. O ministro trabalhou pela impunidade e agora comenta que a proliferação de casos de corrupção no Brasil é reflexo da impunidade.


Marcadores: , , , ,