quarta-feira, julho 09, 2008

IRAQUE: Premiê pede retirada das forças dos EUA

IRAQUE: Premiê pede retirada das forças dos EUA


DA REDAÇÃO

O premiê iraquiano, Nuri al Maliki, cobrou ontem dos Estados Unidos um cronograma de retirada das tropas americanas. "A idéia é chegar a um acordo sobre a retirada ou estabelecer um cronograma", disse Maliki, em meio a negociações sobre a permanência das tropas dos EUA após o fim do atual mandato da ONU, em dezembro.
É a primeira vez que Bagdá pede um calendário para o fim da presença estrangeira em território iraquiano, uma idéia que os EUA voltaram a rejeitar categoricamente ontem.


Com agências internacionais
Texto da Folha de São Paulo, de 8 de julho de 2008. Interessante o segundo parágrafo. Se os Estados Unidos alegaram que invadiram o Iraque para apreender armas de destruição em massa, que descobriu-se não existirem; e em seguida passaram a justificar sua invasão com a necessidade da deposição de Saddam Hussein, já deposto e enforcado; agora que o atual governo do Iraque, eleito com ajuda dos Estados Unidos (há mesmo quem chame o atual governo do Iraque de "governo fantoche"), pede ao invasor e ocupante que se retire, os Estados Unidos "rejeitam categoricamente" a proposta?

Marcadores: , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Guerra civil sucedendo a retirada das tropas americanas não me parece um cenário que os EUA desejem.
A maioria da imprensa/crítica americana não apóia uma retirada sem garantias de que o Iraque terá um mínimo de estabilidade, entendendo que os EUA têm resposabilidade uma vez que causaram a instabilidade.
Pense ainda nos efeitos da instabilidade iraquiana sobre a região (curdos na Turquia, Arábia Saudita e seus radicalismo wahabita e Irã).
Um abraço

9:34 AM  
Blogger José Elesbán said...

Vamos ver, vamos ver.

9:31 PM  

Postar um comentário

<< Home