terça-feira, outubro 09, 2007

Relembrando o Dr. Záchia - 2

Comentei dias atrás, aqui neste blog, aproveitando o momento do PMDB ter chegado à prefeitura de Porto Alegre, por meio da mudança de partido do prefeito, o Dr.José Fogaça, que o PMDB estava agora na direção da prefeitura de Porto Alegre, e o Dr. Luis Fernando Záchia, era secretário da Casa Civil do governo do estado. E tempos antes disso, um diretor da EPTC, a empresa que cuida do trânsito no município de Porto Alegre, havia informado que a prefeitura iria instalar mais pardais (controladores de velocidade). A seguir eu repetia uma pergunta que já havia sido feita no blog RS Urgente, sobre "os pardais faturadores" e a "fúria arrecadatória" do PT.
Pois a Letícia Coelho tratou de me enviar uma transcrição da sessão da nossa Assembléia Legislativa, em que foi apresentado o relatório final de uma comissão especial de pardais e lombadas eletrônicas. Na discussão final do relatório fica clara a posição do deputado Luis Fernando Záchia, na busca de uma "solução técnica" para o que poderíamos chamar de questão dos pardais. Ali, na sessão da Assembléia, o deputado Záchia debate de maneira séria.
Mas, relembrando o falecido engenheiro Leonel Brizola, faltou o deputado licenciado e atual secretário da Casa Civil fazer um "mea culpa" (que significa "minha culpa" em latim, mas lembra pela fonética uma "meia culpa"), onde ele pode dizer que fazer campanha clamando contra os pardais faturadores foi uma demagogia imensa, e aqui vai um posição pessoal.
Certamente há muita gente no mundo que acha que andar de automóvel é a coisa mais importante do mundo, e que, se o automóvel permitir, se deve utilizar a maior velocidade possível. Eu acho que não. Temos um código de trânsito que estabelece velocidades máximas para estradas, para avenidas e pequenas ruas. Quem exceder esta velocidade está desrespeitando a lei, simples assim. Se está desrespeitando a lei, deve arcar com as responsabilidades, seja com multas, com apreensão da carteira de motorista, ou, no extremo, com detenção. Acredito que se obedecêssemos mais à lei, haveria muito menos mortos e feridos no trânsito do Brasil.
Assim, obrigado Letícia, pela transcrição enviada, e eu espero mais seriedade do Dr. Záchia em suas próximas campanhas.

Marcadores: , , ,

5 Comments:

Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Zé, o Záchia foi presidente da Comissão que tratou do assunto, se pesquisares melhor teve início meio e fim! Se tu és combativo em algum ponto tu deves falar e é o que todos fazemos, principalmente durante as campanhas eleitorais. Todos os partidos todos os candidatos por sinal. Sério o Deputado é! :)

11:55 PM  
Blogger José Elesbán said...

Letícia, como eu disse, a partir do que me disseste, e me enviaste, o deputado foi sério na comissão. Mas não foi na campanha. "Pardal faturador", por favor!...

9:52 AM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Qndo tu és extremamente combativo tu atacas a questão...O Záchia só é lembrado pq é Chefe da Casa Civil, e a campanha era bem clara...contra pardais faturadores como tu mesmo disseste, e não era só ele que reclamava e sim a sociedade! A Prefeitura instalou ou não novos pardais..... não tô ligada...
Só insisto em responder Zé, pq além de eu ser eleitora do Záchia sei separar a questão campanha eleitoral do mandato. O Lula por exemplo, combativo contra privatizações... já faz uso...Não duvido da seriedade do Deputado, nem em campanha!!! desculpa se fui grossa não estou nos meus melhores dias!!!

4:31 PM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Quero pedir desculpas novamente se estou estreando ferraduras(não tô de bom humor, nada a ver contigo), mas é que se vamos julgar campanhas e modos de fazer campanhas... me rende um post enorme e para ti tb! Se tu esmiuçar cada campanha de cada deputado fica complicado! Estou bem repetitiva eu sei, mas é que defendo o Záchia pq conheço o trabalho que ele faz... e tu sabes que critico muitos parlamentares do meu partido, não sou hipócrita, defendo o que acho ser certo! beijos e desculpa de novo

4:45 PM  
Blogger José Elesbán said...

A sociedade e maia torcida do Grêmio eu imagino.
De qualquer maneira, aquela parte da sociedade que sou eu não se sente representada por ele.
A minha crítica ao Dr. Záchia é que ele já tinha vida parlamentar. E fez uma campanha bastante ostensiva. Como ele tinha vida parlamentar, faz parte do maior partido do país, se ele acha ruins os dispositivos eletrônicos de controle de velocidade, deveria influenciar o partido dele (e teu) para mudar o Código de Trânsito.
Surfar na demagogia, para depois dirigir uma comissão que não acabou com os pardais denota uma atitude leviana na campanha. Agora o PMDB dirige a prefeitura, e o diretor da EPTC avisa que mais pardais serão instalados. Pessoalmente, eu acho que quanto mais pardais melhor. Esperava que o Dr. Záchia dissesse tão ostensivamente quanto disse na campanha, que pardais servem para dar mais segurança ao trânsito, coibir motoristas apressadinhos, e, se possível, ajudar a salvar vidas. E vida é um valor supremo para mim.
Não te preocupes com o que falas, desde que não venhas com ofensas pessoais.
[]

11:51 PM  

Postar um comentário

<< Home