quinta-feira, outubro 04, 2007

Mianmar Livre!

Amanhã muitos blogueiros irão parar de "postar" em um silêncio pela liberdade em Mianmar. Clicando na imagem abaixo, é possível ir para o saite promotor.


Este tipo de manifestação sempre me deixa com um pouco de "pé atrás". Sempre pode haver uma mãozinha do NED (National Endownment for Democracy, ou "Fomento Nacional pela Democracia"), aquela entidade, digamos, para-governamental dos Estados Unidos, para, como eles dizem, ajudar "o desenvolvimento da democracia". Há a suspeita que esta entidade esteja envolvida nas rebeliões que acabaram derrubando governos na Ucrânia, na antiga Iugoslávia e na Geórgia, bem como nas tentativas de golpe e de locaute que ameaçaram o governo Chávez na Venezuela.
Mas que alternativa eu tenho? Deixar as coisas como estão?

Com notícia do blog do Pedro Dória.

Marcadores: , ,

4 Comments:

Blogger Claudinha said...

Pelo que li no blog do Ungaretti, creio que não há mão do NED nesta história. Abraço!

2:19 AM  
Blogger Claudinha said...

Fonte: http://www.pontodevista.jor.br/blog/?p=337#respond

2:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá,

gostei do teu blog e te faço uma propagandazinha de um blog que estamos criando, de uma esquerda local: putz.blogsome.com

quanto a mianmar, realmente não parece ter a mão do NED aí. A história do país é triste: eles entraram no mundo ocidental pela porta de trás de ser colônia da Inglaterra (aliás, tem um romance maravilhoso do orwell sobre isso: Dias na Birmânia). Após o exército britânico sair do país, foram tomados por uma ditadura local de uma coalizão entre a elite econômica do país com os milicos locais. Há uns vinte anos, tiveram uma democratização. Venceu a esquerda. E aí dá pra imaginar o que acontece: sempre que vence a esquerda os milicos acham que é uma boa hora de retomar o poder.

Na verdade eu até duvido que os EUA tenham interesse em democratizar o país, já que as relações comerciais são estáveis e a Birmânia é um grande produtor de gás e petróleo.

4:18 AM  
Blogger José Elesbán said...

POis é, Cláudia. Mas que alternativa temos, não é?

4:48 AM  

Postar um comentário

<< Home