segunda-feira, outubro 08, 2007

Criação da Realidade

Parece que a grande mídia realmente acredita em sua imparcialidade. Na verdade, eles vão além, parece que eles acreditam que aquilo que é noticiado por eles aconteceu, e, contrariamente, se não foi noticiado não aconteceu.
Sexta-feira passada, dia 5 de outubro, houve uma manifestação contra a RBS, que se comporta no Rio Grande do Sul, como um partido político. Os manifestantes diziam, entre outras coisas que os veículos do grupo RBS, como o jornal Zero Hora, ou a TV Gaúcha, mentem, ou manipulam a verdade.
A data de 5 de outubro foi escolhida para a manifestação porque era o dia em venciam as concessões de diversas emissoras de televisão, inclusive a citada TV Gaúcha. As concessões não são cassadas, são renovadas a título precário, até que o Congresso possa apreciar a renovação da concessão. E obviamente as concessões não serão cassadas, pois seriam necessários 2/5 dos parlamentares votando contra a renovação para uma cassação. Só para lembrar, a família Sarney é concessionária de uma retransmissora da Rede Globo, no Maranhão, e a família Magalhães é retransmissora da mesma Rede Globo na Bahia.
Pois é, mas como eu ia dizendo a manifestação foi feita. Havia grande quantidade de brigadianos para proteger a sede do grupo RBS, contra os possíveis vândalos, na Avenida Ipiranga esquina com a Érico Veríssimo. Mas nada foi noticiado, ao menos na nova Zero Hora on-line. Vi notícias importantes, como as obras na ponte da Azenha sobre o Arroio Dilúvio, com novas pedras, para evitar que miseráveis procurem abrigo sob a ponte. Há também notícias meigas, como o nascimento de filhotes de hipopótamos gêmeos, no zoológico de Sapucaia do Sul (e hipopótamos são bichos muito fofos). Mas nem uma palavra sobre a manifestação contra o grupo. Certamente para o grupo RBS, a manifestação não aconteceu.

Veja mais nos blogs Dialógico e Diário Gauche.

Marcadores: , , , ,

4 Comments:

Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Zé, tinha tão pouca gente na manifestação que pareciam que estavam esperando ônibus..

1:12 PM  
Blogger Luma Rosa said...

O Coronelismo no Brasil ainda distribui as cartas. Pelo menos a mídia dos blogues não tem rabo preso.
Obrigada pela citação no Blogoleone!
Beijus

4:01 PM  
Blogger José Elesbán said...

Letícia,
Tens que ver o seguinte: antes isso passava em brancas nuvens.
Além disso, as pessoas não costumam ficar em paradas de ônibus portando cartazes e fazendo bandeiradas.
[]

1:26 AM  
Blogger José Elesbán said...

Oi, Luma,
Obrigado pela visita.

1:28 AM  

Postar um comentário

<< Home