segunda-feira, setembro 21, 2009

Tudo por um terceiro mandato?

Inteligência mapeou votos, afirma revista

DA REDAÇÃO

A aprovação do referendo para autorizar a segunda reeleição consecutiva do presidente Álvaro Uribe foi precedida de nova revelação de espionagem, no fim de semana, supostamente ligada ao trâmite de aprovação do projeto.
Em sua edição mais recente, a revista "Semana" trouxe revelação de que o DAS, agência de Inteligência do país, mantém esquema de grampos de magistrados, congressistas e candidatos presidenciais.
Segundo funcionários do próprio DAS ouvidos pela revista sob anonimato, o esquema visava mapear os votos dos grampeados sobre o projeto de convocação da consulta.
Em fevereiro, a agência já havia sido envolvida em escândalo do tipo. Tanto à época como agora, um dos grampeados é o ministro da Corte Suprema de Justiça Iván Velásquez, responsável por julgar envolvimentos de aliados de Uribe com paramilitares.
Ontem, o diretor do DAS, Felipe Muñoz, disse estar colaborando com a Promotoria na investigação das novas denúncias e afirmou que existem empresas que atuam paralelamente ao Estado em esquemas de escutas ilegais.
Muñoz exortou todos os funcionários do DAS a fazerem denúncias caso recebam ordens à margem da cúpula do organismo.
No domingo, o ex-presidente da Colômbia César Gaviria (1990-94) acusou o governo de fazer do DAS uma "máquina de delinquência" a seu serviço.

Texto da Folha de São Paulo, de 2 de setembro de 2009.


Marcadores: , , , ,