sábado, setembro 19, 2009

Campanhas salariais 2009: Correios continuam em greve, metalúrgicos do ABC paulista iniciam a sua, bancários marcam para próxima quinta

Setembro é um mês de dissídio de algumas categorias importantes de trabalhadores. Neste momento os funcionários dos Correios, os metalúrgicos da região do ABC no estado de São Paulo, e os bancários negociam reajustes salariais com os patrões.

Nos Correios, a greve já entra pelo terceiro dia. A mais recente proposta da empresa contemplava um reajuste salarial de 9% impondo que os funcionários dos Correios não buscassem reposição salarial no ano que vem. Além disso foi proposto um aumento linear (igual para todos os funcionários) de R$ 100,00 a partir de janeiro do ano que vem. Este valor quer contemplar o pedido de reajuste linear de R$ 300,00 solicitado pelos representantes dos funcionários. Ainda não foi o suficiente para determinar a volta ao trabalho.

Segundo a Folha Online, os metalúrgicos do ABC resolveram iniciar greve ao rejeitar a proposta patronal de 5,2% . Os metalúrgicos querem reajuste de 4,4% mais 2% de aumento real e um abono de 40% em média sobre os salários.

E segundo o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, o Comando Nacional dos Bancários rejeitou a proposta da FENABAN de reajuste de 4,5%. Os bancários querem um reajuste de 10%, incluindo reposição da inflação e aumento real. Segundo o presidente do Sindicato em Porto Alegre, os bancos lucraram 14 bilhões de reais no primeiro semestre deste ano.

Marcadores: , , , , , ,