Conosco não
“Nunca admitimos nem admitiremos atividades militares, de nenhum tipo, dos americanos em nosso território. Não podemos esquecer que o México é a fronteira dos EUA com América Latina, uma fronteira que estamos defendendo com dignidade há séculos.”
Felipe Calderón, Presidente do México, sobre a possibilidade do México ter operações conjuntas com os Estados Unidos para repressão ao tráfico de drogas, na Folha de São Paulo, de 18 de agosto de 2009. A pergunta tinha como referência a Colômbia, e a cessão de bases militares aos Estados Unidos.
O presidente Felipe Calderón é um político do campo conservador, de direita, mas parece conhecer o lugar do México no mundo.
Acredito que os mexicanos não esquecem que os Estados Unidos lhes tomaram entre um quarto e um terço de seu território durante o século XIX (Texas primeiro, depois novo México, Arizona, Califórnia, Nevada, Utah e Colorado). Além disso fizeram desembarque de tropas em Vera Cruz (sul do México) durante a Revolução Mexicana (1910-1917).Marcadores: Colômbia, Estados Unidos, imperialismo, México, notícia e comentário jar, r
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home