quinta-feira, agosto 20, 2009

Líbio condenado pelo atentado ao vôo da Pan Am em Lockerbie deve ser liberado em breve

Líbio condenado pelo atentado ao vôo da Pan Am em Lockerbie deve ser liberado em breve

A notícia é da BBC.

Abdelbaset Ali al-Megrahi, 57 anos, condenado em 2001 como responsável pela bomba que derrubou um boeing da Pan Am em 1988, em Lockerbie, na Escócia está às vésperas de ser libertado devido às suas frágeis condições de saúde.

No atentado 270 pessoas foram mortas. A imagem dos destroços de meia cabine do boeing 747 sobre o solo escocês é uma imagem que se tornou icônica sobre o terrorismo na época, em que sobraram muitas acusações de envolvimento do governo líbio.

Al-Megrahi está sofrendo de uma forma particularmente agressiva de câncer na próstata, e as autoridades escocesas responsáveis pela sua detenção estimam que ele não terá muito tempo de vida pela frente, motivo pelo qual ele deverá ser liberado antes de cumprir toda a pena a que foi condenado. A estimativa de sobrevida é de cerca de três meses.

- O Sr. Al-Megrahi não mostrou qualquer remorso ou compaixão por suas vítimas. A elas não foi permitido retornarem ao seio de suas famílias para continuar vivendo, tendo morrido sozinhas. Nenhuma compaixão foi demonstrada por ele às vitimas.

Mas isto não é razão para que nós negarmos compaixão por ele e sua família em seus dias finais. - Foi a declaração de Kenny MacAskill, secretário de justiça da Escócia.

A BBC entrevistou dois familiares de vítimas. A esposa de uma das vítimas disse que era ultrajante que um assassino assim fosse solto. Já um homem que perdeu o filho no atentado afirmou que liberar o terrorista nas frágeis condições de saúde em que ele se encontra era a coisa certa a fazer.

A secretária de estado Hillary Clinton, disse que liberar Al-Megrahi era errado. 189 cidadãos americanos foram mortos no atentado.

Segundo a BBC, ele deve ser liberado esta semana da detenção da Escócia e enviado para Trípoli, capital da Líbia, onde poderá ser solto, ou cumprir o restante da pena.

20/08/2009

Origem da imagem: The Dockers Union Forum.



.

Marcadores: , , , , ,