sábado, dezembro 20, 2008

Relatório do Senado culpa ex-secretário de defesa por abuso de prisioneiros

Relatório culpa Rumsfeld por abuso de presos

DO "NEW YORK TIMES"

Relatório da Comissão de Serviços Armados do Senado dos EUA divulgado ontem culpa diretamente o ex-secretário da Defesa de Bush, Donald Rumsfeld, por abusos cometidos por soldados americanos em interrogatórios de estrangeiros.
O documento -apresentado pelos senadores John McCain (republicano) e Carl Levin (democrata)- é a mais completa investigação sobre as origens dos abusos de prisioneiros sob custódia militar americana, que tem como maior símbolo a tortura de detentos na prisão iraquiana de Abu Ghraib, revelada em 2004.
O texto refuta o argumento do governo de que as chamadas "práticas duras de interrogatórios" como as adotadas em Abu Ghraib, na base militar de Guantánamo (Cuba) e em outros centros militares de detenção aumentaram a segurança dos EUA e de seus soldados.
Além disso, o relatório rejeita a alegação de Rumsfeld de que as violações de direitos humanos que vieram a público não partiram de políticas da Defesa, mas de práticas isoladas de "soldados agindo por conta própria".
Ao contrário, diz, nasceram de políticas aprovadas por Rumsfeld e outros funcionários do governo para as quais "pressão e degradação física são tratamentos apropriados para os detentos".
O texto diz ainda que as práticas "prejudicaram a capacidade de colher informações que poderiam salvar vidas, fortaleceram inimigos e solaparam a autoridade moral" dos EUA.

Texto da Folha de São Paulo, de 12 de dezembro de 2008.


Marcadores: , , , , ,