quinta-feira, novembro 01, 2007

CPMF e Impostos

A Letícia comenta no texto sobre CPMF, produzido pelo Congresso em Foco, e copiado aqui no blog, que ela esqueceu a CPMF.
Bah, Letícia, não esqueça!
O texto do Marcos Magalhães é para nos lembrar de verificar quanto de impostos é possível arrecadar, e o que queremos fazer com eles.
Quando comecei a "blogar", um dos primeiros "posts" que publiquei foi justamente uma pequena divagação a respeito da campanha da ACLAME, que bradava "Chega de Tanto Imposto!" . Eu comentava lá questões sobre carga tributária, dívida pública, etc, etc, ... (a propósito, o André Passos, no Paidéia Gaúcha, recentemente nos relembrou que dois conselheiros da ACLAME atualmente fazem parte do Governo Yeda, o secretário de logística Daniel Andrade, e o secretário de justiça, Daniel Schüller. Como sabemos, o governo Yeda quer aumentar alíquotas de imposto).
Quando estava no oposição, o PT era contra o imposto, agora que é governo está a favor. Quando era governo o PSDB era contra a CPMF, agora, na oposição, é contra, o que significa que nem um nem o outro pensava no imposto em si, mas em fustigar o governo de plantão.
Eu sou a favor de Bolsa-Família, Sistema Único de Saúde, universidades federais públicas, Pró-Uni, e outras coisas do tipo, e sei que os impostos que pago são para custear isto. Eu desejaria que a carga tributária fosse menor, mas o que cortaremos para que ela fique menor, como perguntaria o ex-ministro Pedro Malan? eu ouço falar em metas de diminuição de custeio da máquina administrativa. Gostaria de saber o quanto se deve cortar, se é que se deve cortar mesmo, e não aumentar o número de fiscais para diminuir a sonegação, por exemplo. Também penso que uma diminuição, ou um alongamento da dívida pública, daria espaço para a diminuição da carga tributária.
Enfim são especulações.
Não dá, cara Letícia, para reduzir a discussão à CPMF e ao DRU.

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Blogger Letícia Losekann Coelho said...

oi Zé.... Não quero mais falar da CPMF pq sei que vai ser aprovada, com a maioria, oposição e situação;;;o que nos prova mais uma vez, que todos só fazem discurso! Tô meio assim ultimamente, todos são mais ou menos iguais, e não gosto do que vejo!
Se a CPMF é importante para Governar o pacote da Yeda tb é... Se a CPMF não for aprovada, já disseram que vão aumentar os impostos! Pq falar de um ou de outro...então...
Nem todo o nosso imposto é revertido em programas sociais, isso sinceramente eu tenho certeza, o que me deixa frustrada é saber que se precisa de imposto e da CPMF para governar, mas se tu pegas o dinário oficial te aboba com a imensidão de cc pendurados no governo!As vezes generalizo demasiadamente, mas hoje vejo que nenhum tem fórmula mágica, as formulas são as mesmas!!!
beijos :)

3:05 PM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Zé, eu sou meio tacanha...tentei cadastrar meu blog no blogsblogs e me cadastrei mas não consigo cadastrar meus blogs! Me ajuda, please...
beijo :)

5:12 PM  
Blogger José Elesbán said...

Nós precisamos falar mais sobre a nosso sistema tributário e não menos...

12:46 AM  

Postar um comentário

<< Home