Brasileiros Presos em Chiapas
A notícia veio no Correio do Povo de sábado passado, dia primeiro de setembro. Agentes do governo mexicano prenderam 22 migrantes em uma estrada de Chiapas, entre eles alguns brasileiros, e o restante centro-americanos. Chamou a atenção nesta notícia o fato de brasileiros terem sido presos no estado de Chiapas, que fica no sul do México, próximo à fronteira com a Guatemala.
Isto me faz lembrar um texto do jornalista Elio Gaspari, tempos atrás, quando o governo mexicano exigia vistos para brasileiros que quisessem visitar aquele país. Isto foi lá pelos anos 1990. Desde então o governo mexicano deixou de exigir vistos dos cidadãos brasileiros, e mais recentemente, no governo Lula, voltou a exigí-los. Gaspari opinava, sarcasticamente, que como dificilmente um brasileiro iria tentar melhorar sua situação econômica, migrando do Brasil para o México, a exigência do México em pedir vistos a brasileiros era mais uma tentativa de agradar o grande vizinho do norte, que restringir o acesso de brasileiros ao seu território. Em sendo assim, continuava Gaspari, o governo mexicano poderia terceirizar o serviço, permitindo diretamente aos agentes do Departamento de Estado quem poderia ou não acessar o território mexicano.
Com a recente retomada da exigência de vistos para brasileiros, alguém previu que, se o governo mexicano barrasse os migrantes em seus aeroportos, eles começariam a tentar entrar nos Estados Unidos fazendo o trajeto por terra desde a Guatemala. Já estão fazendo. E sendo presos por isso.
Sendo assim, podemos prever que em futuro próximo o governo dos Estados Unidos pressionará a Guatemala para exigir vistos de viajantes vindos da América do Sul. Se é que já não o faz.
Marcadores: direitos humanos, Estados Unidos, México, migrações, migrantes
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home