Privatização de Aeroportos
A coluna do Armando Burd no Correio do Povo(para assinantes) de hoje, 3 de setembro, informa que o "deputado Ônix Lorenzoni apresentou projeto que prevê a concessão dos maiores aeroportos do país à iniciativa privada, sob a fiscalização do governo federal. Garante que é a saída para modernizar o setor em benefício dos passageiros e sem qualquer prejuízo ao Estado."
É curioso. Já ouvi notícias que o Brasil tem 3 ou 4 aeroportos que dão lucro, e que a Infraero utiliza parte deste lucro para diminuir os prejuízos com a administração dos outros aeroportos, a maioria. Pelo que pude entender, a proposição do ilustre deputado pretende que estes aeroportos que dão lucro sejam repassados à iniciativa privada, e o governo fique com o ônus dos aeroportos deficitários, sempre é bom lembrar que são a maioria.
Sempre é bom lembrar que as empresas privadas visam o lucro. Isto não é nenhum pecado, pois vivemos em um regime econômico chamado de capitalismo. Mas, em privatizando os aeroportos, acredito que o que vá acontecer é que os investidores irão demitir funcionários para contratar outros com salários menores, e investir o mínimo possível para que os aeroportos funcionem, de preferência investindo nada, para terem o retorno de seu investimento no menor prazo possível. E ao fim das concessões devolverem os aeroportos sucateados ao governo federal.
O antigo Diário Gauche comenta no que resultou a privatização do aeroporto de Buenos Aires. Confira.
Marcadores: aeroportos, Infraero, privatização, privatizações
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home