sexta-feira, agosto 31, 2007

O Elio Gaspari, O STF e Os Petistas

Na sua coluna de ontem, 29 de agosto, o jornalista Elio Gaspari tece loas ao STF, o Supremo Tribunal Federal, e em especial ao ministro relator do caso chamado de "mensalão", pelo tribunal ter acolhido a denúncia do Procurador Geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra altos dirigentes de partidos de sustentação da base do Governo Federal, alguns ex-ministros e alguns empresários, num caso que este blogueiro imagina que seja de formação de caixa 2, isto é, financiamento irregular de campanha eleitoral, e desvio de verbas públicas. Mas as acusações e sentenças serão assunto para o Tribunal decidir.
O assunto aqui é o texto de Gaspari. Ele elogia o ministro Joaquim Barbosa, basicamente por dois motivos, uma por ter acolhido as denúncias do procurador, e a outra por se expressar em português acessível à maioria dos brasileiros razoavelmente escolarizados, e não no juridiquês da casta dos estudantes de direito. E de fato seria bom se todos os juízes, promotores, procuradores, enfim advogados em geral, se expressassem em linguagem acessível ao distinto público.
Mas ele comete uma pequena malvadeza no final do texto dele. Comentando que um grupo de petistas estaria organizando um jantar em desagravo aos ex-dirigentes do PT indiciados pelo STF, onde sugestivamente deverá ser servida pizza (embora o tal jantar deva ser feito em uma churrascaria, e, este blogueiro, como porto-alegrense que aprecia churrasco, principalmente os medalhões de picanha, acha um churrasco mais saboroso e menos trivial que pizza, embora admita que algo assim seria mais caro), Gaspari afirma que os membros do partido deverão ser visitados no jantar pelo espectro de generais da ditadura de 1964, que não reconheciam as sentenças proferidas pelo STF, e mesmo cassavam seus juízes. Maldade do Gaspari. Os petistas promotores do jantar podem reclamar dos procedimentos do STF, mas mesmo que chorem, precisarão acolher a sentença do tribunal. E não têm a menor condição de fazer qualquer coisa contra os juízes. Pelo menos assim me parece.

Marcadores: , ,

2 Comments:

Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

E a pizza saiu, mas apenas João Paulo compareceu e 150 militantes.

1:02 PM  
Blogger José Elesbán said...

Espero que ao menos tenha sido gostosa.

10:54 PM  

Postar um comentário

<< Home