terça-feira, agosto 28, 2007

Sem mas e nem porém

Conversei com Cassandra pelo telefone. Desta vez liguei para Esmirna. Pretendia ouvi-la a respeito dos últimos desenvolvimentos da situação neste lado do mundo. Sentenciou de pronto: “Estou preocupada”. “Você está sempre preocupada”, disse eu, “desde a guerra de Tróia”. Esclareceu: “Estou muito preocupada com o estado psicossomático da classe alta do seu país e da classe média com intenções de alpinismo”. Como assim? “É uma questão de quociente de inteligência, antes de partir para outras considerações, sim, há um abalo econômico mundial, o Brasil corre o risco de crescer muito menos do que esperava, e o que esperava já era insuficiente. Mas o meu primeiro sentimento negativo diz respeito à confusão mental reinante do País”. “Seja mais específica, por favor”. “É só botar arreparo. Juízes da Suprema Corte deitam falação, advertem a nação contra a instauração do Estado autoritário baseados em meras suspeitas. E nem seria admissível que se pronunciassem daquela maneira se tivessem provas. Isso não é aceitável por parte de juízes, não seria em qualquer lugar do mundo civilizado e democrático. O ministro da Justiça cala-se a respeito e a Polícia Federal só responde por intermédio de sua associação de classe. Renan Calheiros, cercado pelas acusações, em parte confirmadas pelas provas, resiste na presidência do Senado, com o aparente beneplácito do governo. A mídia esbalda-se em sua tentativa de produzir crises e largos setores do Brasil privilegiado, e dos aspirantes ao privilégio, caem na conversa, a revelar ódio de classe, adubado nestes dias por um livro pronto a demonstrar que a elite é o farol da modernidade e o povo o lado mau do país”. “Está bem, você me convence. Mas...” Interrompe: “Não tem mas, nem porém. Isso tudo é fato”. “E prova o que?” “Algo gravíssimo, muito além do besteirol. Mostra a imaturidade crescente, a pobreza do raciocínio, uma síndrome muito próxima da insanidade”.

Do Blog do Mino Carta.

Marcadores:

10 Comments:

Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

Mino Carta coloca em dúvida o induvidoso. Não se trata de meras suspeitas. As votações têm sido unânimes (corrupção ativa) e quase unânimes (formação de quadrilha) contra Zé Dirceu. Mino Carta passa ao largo de um fato incontroverso. A ex mulher de Zé Dirceu adquiriu apartamento financiado pela BMG, sendo que Marcos Valério foi quem se encarregou de conseguir esse empréstimo. Mais tarde, essa senhora passou a trabalhar para o BMG. Mino Carta escreve bonito, é pomposo, tem estilo, mas parece não ter conteúdo.

11:58 AM  
Blogger José Elesbán said...

Zé Dirceu está sendo processado, mas ainda não foi condenado. A mulher dele pode ter recebido um favor que pode ser imoral, e pode significar conflito de interesses, mas a justiça terá que determinar se é crime.
Agora, se não gostas do Mino Carta, terás que ler outras coisas.

11:09 PM  
Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

Eu não gosto do Mino CArta, como não gosto do Emir Sader e como não gosto do Olavo de Carvalho, mas todos escrevem bem (o Emir menos) e são inteligentes ( o Emir menos). Continuo lendo todos.

10:57 AM  
Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

Zé, a mulher de Dirceu recebeu um favor de quem? do valerioduto que irrigava os parlamentares aliados e as campanhas do PT. A fonte é a mesma. É óbvio, é evidente, é claro, é cristalino que Dirceu sabia de tudo. E o chefe dele também. Mas este está fora.

10:59 AM  
Blogger Jens said...

Bom mesmo era nos tempos do professor Fernando Henrique Cardoso, quando nada era investigado e o valente Congresso abafava todas as tentativas de apurar os indícios de falcatruas governamentais. Gente fina e canalha é outra coisa.
Bons tempos, aqueles (Cacciola, o do Banco Marka FonteCindam que o diga. Lá da Itália, onde leva uma vida milionária às custas do nosso dinheiro, que o governo FHC gentilmente lhe deu).

8:15 PM  
Blogger José Elesbán said...

Jens,
Obrigado pela visita. O governo do professor é um outro assunto.
:))

10:31 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro Maia,
Eu lia o Reinaldo Azevedo, cheguei a ler Olavo de Carvalho, mas deixei de lê-los quando achei que mais e mais se radicalizavam, e deixavam de lado o que eu chamaria de aproximação com a busca da verdade, ou da realidade. Acho que o Mino ainda busca isto. Ou seja, ainda vejo conteúdo nele.

10:34 PM  
Blogger José Elesbán said...

E quanto ao Zé Dirceu, se é cristalino, ele nem precisaria ser processado, era só estabelecer o delito e a sentença a ser cumprida. Se a mulher dele comprou um apartamento com dinheiro do valerioduto, por que ela não foi indiciada pela CPI e pelo STF? Ou ela foi e eu não fiquei sabendo?

10:37 PM  
Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

Eu gosto do Mino e escrevi um post sobre ele hoje. Segundo o Mino, foi ele que pediu a Lula para ser mais palatável ao gosto da classe média. E parece que o Lula gostou da história.

12:21 AM  
Blogger José Elesbán said...

Sobre isso, não tenho o que dizer.

10:59 PM  

Postar um comentário

<< Home