sexta-feira, agosto 17, 2007

Chávez e as Infinitas Chances de Reeleição

O editorial do Correio do Povo desta quinta-feira, 16 de agosto, condena a proposição do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, de enviar proposição à Assembléia Nacional daquele país de reforma constitucional que lhe permitirá candidatar-se infinitas vezes à presidência.
Este blog discordou da proposição do presidente Chávez antes.
Há que se discordar do editorial do jornal gaúcho em duas coisas. Uma comentando que todos os membros da Assembléia Nacional venezuelana são partidários de Chávez. De fato são, mas porque a oposição partidária resolveu boicotar as eleições parlamentares, para melar novamente o jogo político na Venezuela, e, talvez, tentar outro golpe de Estado. O tiro saiu pela culatra. Partidários de Chávez se elegeram, e até o fim da atual legislatura venezuelana a oposição de Chávez no parlamento venezuelano será apenas de uma ou outra dissidência.
A outra coisa é que o Correio do Povo diz que a Suprema Corte venezuelana está na mão de Chávez. Até pode ser que os atuais membros da Corte tenham sido todos (na verdade este blogueiro não sabe quantos são os juízes, nem quando foram nomeados) nomeados por Chávez. Mas a Suprema Corte venezuela recentemente rejeitou moções do governo no sentido de ter proibir a transmissão do sinal da RCTV por cabo e satélite.

Marcadores: ,