terça-feira, agosto 14, 2007

Infinitas Reeleições?

A BBC Brasil informa que o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, deve encaminhar à Assembléia Nacional de lá um projeto de reforma da constituição que deverá permitir a ele candidatar-se quantas vezes quiser à reeleição presidencial, sem se desincompatibilizar do exercício do cargo.
Desde já este blog informa que é contra, e isso não é de hoje.
Não que isso importe muito, afinal este blogueiro não é cidadão venezuelano.
Mas sempre volta à mente aquela famosa citação dos chamados pais fundadores dos Estados Unidos da América: "o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente". Embora este este blogueiro reconheça a legitimidade do presidente Hugo Chávez, que já venceu duas eleições presidenciais, mais um "recall", é preciso reconhecer que quanto mais ele permanecer no poder, mais estará tentado a exercer o poder absoluto. Se o projeto de nação que ele oferece aos venezuelanos for realmente bom, este projeto poderá progredir pela liderança de outro político bolivariano.

Marcadores: , ,

2 Comments:

Blogger Carlos Eduardo da Maia said...

Opinião sensata. Cada vez mais, infelizmente, os caminhos da Venezuela estão seguindo os de Cuba. Pode até gerar uma melhor qualidade de saúde e educação pública, mas pára por ai. Isso é o mínimo numa cidadania, mas o povo quer mais do que o mínimo. Quer opções de mercado e de cidadania.

3:15 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro Maia,
Parece que os caminhos da Venezuela não estão seguindo os de Cuba. Pelo menos é o que concluo do relato que faz, diretamente da Venezuela, o Eduardo Guimarães. Acho que vale a pena conferir o blog dele.
O caso da Venezuela é mais complicado que emular Cuba.

3:27 AM  

Postar um comentário

<< Home