quinta-feira, agosto 09, 2007

Das Crônicas do Heuser: Eterno Lamento

Eterno lamento

Por Paulo Heuser

Banshee é um tipo de fada, segundo a mitologia celta da Irlanda. A mitologia escocesa tem as Bean Nighe. Ninguém lá desejava vê-las, pois anunciavam a morte, segundo as lendas. As Banshee anunciavam o número de dias de vida que restavam através de seus gritos de lamento, ouvidos a longa distância. Dois gritos, dois dias. Um grito apenas, não passava daquela noite.

As Banshee também atuavam como carpideiras, mulheres que choravam profissionalmente a morte de alguém. No caso das Banshee, no entanto, não eram pagas. Devido a alguma forma de estratificação social fúnebre, essas fadas só podiam lamentar a morte de entes das cinco maiores famílias irlandesas: O'Neill, O'Brien, O'Connor, O'Grady e Kavanagh. Cada uma dessas famílias contava com a sua própria fada, para lamentarem suas perdas. Os lamentos tornavam-se especialmente prolongados quando morriam marinheiros, cujos restos mortais não eram localizados imediatamente. A falta do corpo prolongava o sofrimento dos familiares e amigos, pois adiava o encerramento de uma fase da passagem. A vida dos que ficaram só continuava após os rituais de sepultamento. Apesar de não diminuir a falta, o enterro permitia que a vida dos demais continuasse. A morte por si só já é traumática. Da morte prematura, o que dizer?

Em outras regiões da Europa, surgiram as carpideiras profissionais, mulheres contratadas para chorar nos cerimoniais fúnebres. Recebiam dinheiro ou coisas de uso pessoal do falecido. As carpideiras choravam as lágrimas da oportunidade, pois nada sentiam em relação a quem foi e a quem ficou. Porém, como grandes atrizes, sabiam expressar o sofrimento com maestria. Seu choro era um negócio, um serviço como qualquer outro. O desaparecimento dos restos mortais de alguém se configurava como oportunidade de auferir ganhos adicionais, pois era possível chorar por mais tempo. A intensidade do lamento destacava a carpideira, aumentado a procura pelos seus serviços. Como aconteceu com outras estranhas profissões, toleradas pelas nossas organizações sociais, as carpideiras evoluíram ao longo dos séculos e milênios. Hoje ninguém encontrará anúncios dos serviços das carpideiras. Aliás, hoje se confundem em gênero, não mais se limitando a profissão às mulheres. Hoje há carpideiros, talvez até em maior número.

As conjunções das falhas institucional, do aeroporto com pista de aeroclube e do avião perneta abriram um mercado fantástico para as novas carpideiras. Estas não recebem mais em espécie nem em objetos das vítimas. Recebem em exposição da imagem. Aqui, aparentemente, as novas carpideiras se originam nas grandes famílias dos O'Governo e dos O'Posição, digladiando-se em intermináveis lamentos de acusações mútuas.

www.pauloheuser.blogspot.com

www.sulmix.com.br




Marcadores: , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

FAntástico o artigo!

Me cadastrei lá no comunique-se há dias, leio as matérias recebo informativos mas não consigo fazer comentários. Tem uma nota informando que estão verificando meus dados.

É assim? Demora dias assim?

Abs

2:29 PM  
Blogger José Elesbán said...

Bah! Que chato!
Eu me cadastrei mas não tentei comentar...
:(

12:08 AM  

Postar um comentário

<< Home