segunda-feira, agosto 13, 2007

Blogosfera: Uma Provocação do Estadão

O jornal O Estado de São Paulo, vulgo Estadão para os íntimos, resolveu divulgar uma campanha publicitária para, digamos, detonar a Blogosfera.
Com um filmezinho, e algumas imagens, o jornalão insinua, no limite, que os blogueiros nada mais são que macacos, que ficam copiando conteúdos de um lado para o outro, e que não são fonte abalizada de notícias ou informações (veja um texto bem interessante no Brainstorm#9).
Eu fiquei sabendo do assunto por um comentário que a Luma fez no Voltas em Torno do Umbigo. A partir do comentário dela fui pesquisar o Sr. Google, e cheguei no Brainstorm#9 aí de cima.
Aí é claro que a celeuma veio. O Palanque do Blackão denunciou o Estadão, e o César logo repercutiu no Blogoleone.
Mas é claro que isso é só uma provocação. O Pedro Dória, um dos decanos da blogosfera brasileira, trabalha justamente no Estadão. E obviamente os redatores do Estadão sabem que a blogosfera é um mundo. Há diários, crônicas, tecnologia, enfim uma infinidades de tópicos, pois os blogs acabaram por dar voz a muitos profissionais gabaritados que queriam se expressar e não podiam. Então repetindo: uma provocação.
A menos que o Estadão esteja incomodado com o barulho que a blogosfera vem fazendo, como crítica e contraponto aos jornais tradicionais. Mas isso é difícil de acreditar.

Marcadores: , , ,

6 Comments:

Blogger Ricardo Rayol said...

Zé Alfredo, soube desse assunto ontem no blog do negrito. ´Lá tem umas imagens de chamada muito da deselegante, pra não dizer outra coisa. Vou postarsobre oassunto hoje.

9:53 AM  
Blogger Regina Ramão said...

Zé Alfredo:

O que os editores destes jornalões estão sentindo é que acabou aquele tempo em que eles sozinhos "formavam opinião".

O que os blogueiros estão demonstrando, para o desespero dos redatores de jornais, é que existe massa cinzenta do lado de cá.

O tempo do 'engoletudocomfarinhagoelaabaixo' ficou no passado.

Mudando de saco pra mala, valeu a visita lá em casa. Vou retomar aos poucos as postagens, até porque estou enferrujada.

Abreijo
Re

4:14 PM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

e o medo onde fica? Blogueiros viraram formadores de opinião, sem sombra de dúvidas. Podemos discordar da imprensa em nossos blogs, lógico que eles não gostam, dá eco!
Fiquei um tempinho afastada, mas voltei! beijos!!

6:00 PM  
Blogger José Elesbán said...

Pois é, Rayol. Eu estive lá, vi e comentei.

1:11 AM  
Blogger José Elesbán said...

Re,
obrigado pela visita. Como eu já disse, bem vinda de volta à blogosfera. Já vou poder substituir o Brisa do Sul aqui ao lado (embora eu não saiba bem quando...).

Isto é certo. Pelo menos por enquanto, há mais opiniões que são publicadas.

1:13 AM  
Blogger José Elesbán said...

Pois é Letícia. Eu mesmo fica espantado que este blog tenha 30 visitas diárias em média. Se bem que 15 devem ser minhas mesmo, incrementando os "page views".
Estavas ocupada com estudo, trabalho, militância ou férias?

1:15 AM  

Postar um comentário

<< Home