sábado, fevereiro 28, 2009

A Folha de São Paulo, a Ditadura e o Cinismo

A Folha de São Paulo, a Ditadura e o Cinismo

Pois no dia 17 passado, o jornal Folha de São Paulo publicou um editorial em que, para insinuar que o presidente Hugo Chávez é um ditador, chama o que houve no Brasil entre 1964 e 1985, de "ditabranda". Abaixo o trecho do editorial da Folha de São Paulo.

"Outra diferença em relação ao referendo de 2007 é que Chávez, agora vitorioso, não está disposto a reapresentar a consulta popular. Agiria desse modo apenas em caso de nova derrota. Tamanha margem de arbítrio para manipular as regras do jogo é típica de regimes autoritários compelidos a satisfazer o público doméstico, e o externo, com certo nível de competição eleitoral.
Mas, se as chamadas "ditabrandas" -caso do Brasil entre 1964 e 1985- partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça-, o novo autoritarismo latino-americano, inaugurado por Alberto Fujimori no Peru, faz o caminho inverso. O líder eleito mina as instituições e os controles democráticos por dentro, paulatinamente."

Quem escreve os editoriais da Folha de São Paulo está devendo uma definição de "ditabranda". Talvez seja uma ditabranda aquela em que os governantes de plantão matam, digamos, menos de mil pessoas. Assim, como a regime de 1964-1985 executou cerca de 400 a 500 , é uma ditabranda. Os generais argentinos que mataram cerca de 30.000 pessoas criaram uma ditadura. O general Suharto, da Indonésia, que nos dias seguintes ao seu golpe que depôs Sukarno, na década de 1960, matou mais de 500.000, sem contar mortos e torturados até sua queda no final dos anos 1990 criou uma grande ditadura.

Não contente com isso, no dia 20, quando os professores Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato contestaram o disparate do editorial da Folha, provavelmente os mesmos editorialistas resolveram dizer que a indignação dos professores era mentirosa e cínica, acredito que pelo fato destes professores não condenarem o regime cubano. Mas me parece que não é necessário condenar Cuba e Fidel Castro para dizer que a ditadura do Brasil, foi, bem, uma ditadura.

Sim, porque ditabrandas não existem. 400 mortos pelo regime é muita gente! Milhares de pessoas perderam seus direitos políticos, centenas foram exilados, ou se exilaram porque não sentiam segurança que a sua integridade física estaria assegurada.

Aí, no painel do leitor da Folha, houve diversas manifestações de indignação, além da dos professores acima mencionados. Mas me chamou a atenção a dos "solidários" à direção da Folha.

Por exemplo, o senhor Edmar Damasceno Fonseca, de Belo Horizonte, com correspondência publicada no painel no dia 21, declarou:

"Em relação à "Nota da Redação" em resposta às cartas do senhor Comparato e da senhora Benevides, advirto a Folha de que, apesar de correta, a referida nota despertará a fúria da militância esquerdista. Logo a Redação receberá mais um exemplar da mais profícua produção intelectual da esquerda brasileira: os abaixo-assinados."

No mesmo sentido vai a correspondência do sr. Carlos Eduardo Cunha, também publicada dia 21, de São Paulo, quando afirma que, "Aqui não houve culto a personalidade, embora tenha havido violência e injustiças. Aqui não houve milhões de mortos nem fuga em massa para o exterior. Todos esses regimes se enquadram na definição de ditadura, mas as cores e a profundidade da falta de liberdade foram completamente diferentes."

Pessoalmente este blogueiro acredita que Cuba é sim, uma ditadura. Há restrições ao direito de ir e vir, não há liberdade de expressão, há prisão de opositores ao regime. Mas a questão não é sobre Cuba. É sobre Brasil. Veja que o leitor Edmar Fonseca afirma que a nota da redação declarando que a indignação dos professores era mentirosa e cínica é "correta".

E me chamou a atenção também a carta do capitão-de-mar-e-guerra reformado Paulo Marcos G. Lustoza, do Rio de Janeiro, publicada no painel do leitor do dia 20. O capitão Lustoza declara que:

"Com certeza o leitor Sérgio Pinheiro Lopes não entendeu o neologismo "ditabranda", pois se referia ao regime militar que não colocou ninguém no "paredón" nem sacrificou com pena de morte intelectuais, artistas e políticos, como fazem as verdadeiras ditaduras. Quando muito, foram exilados e prosperaram no estrangeiro, socorridos por companheiros de esquerda ou por seus próprios méritos. Tivemos uma ditadura à brasileira, com troca de presidentes, que não vergaram uniforme e colocaram terno e gravata, alçando o país a ser a oitava economia do mundo, onde a violência não existia na rua, ameaçando a todos, indistintamente, como hoje. Só sofreu quem cometeu crimes contra o regime e contra a pessoa humana, por provocação, roubo, sequestro e justiçamentos. O senhor Pinheiro deveria agradecer aos militares e civis que salvaram a nação da outra ditadura, que não seria a "ditabranda"."

Eu diria que está enganado o capitão Lustoza. Tivemos uma ditadura aqui. Os militares e civis golpista de 1964 quebraram a ordem constitucional, depuseram o presidente eleito democraticamente, cassaram colegas (isto é, outros militares que não compartilhavam as idéias dos golpistas), cassaram parlamentares e juízes, cancelaram eleições, e mataram sim, diversos opositores. Se não houve paredón, como ele afirma, houve as masmorras da operação OBAN, e dos CODI-DOI's , onde a tortura era prática de interrogatório. Na luta de constra-insurgência do Araguaia, as forças armadas executaram guerrilheiros que estavam presos e desarmados, além de enterrá-los em lugares incertos e não sabidos (muitos desses corpos até hoje não foram encontrados, impedindo familiares de promoverem os atos fúnebres cabíveis, e poderem chorar os seus entes queridos mortos). Vladimir Herzog provavelmente entra na conta de "provocador", contra o regime. Ele foi prestar depoimento à Polícia do Exército e no dia seguinte foi encontrado morto. Ou talvez o capitão acredite que Herzog se suicidou mesmo.

E por um pequeno detalhe, podemos lembrar que os generais argentinos, aqueles que mataram 30.000, que sequestraram crianças cujas mães eles assassinaram, também "trocaram presidentes, e colocaram terno e gravata", como ele diz.

Uma ditadura usará a força e a repressão contra opositores que ela tiver que usar para manter o controle social da nação. Para os militares brasileiros, o preço foi a morte de menos de 500 pessoas, para os uruguaios 3.000, para os argentinos 30.000 . Mas em qualquer caso, é uma ditadura. O resto é cinismo, como fez a Folha com seu neologismo bastardo, ou os defensores da "benignidade" do regime militar brasileiro pelas suas "relativamente poucas" mortes e prosperidade econômica.

Marcadores: , , , ,

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Zealfredo,

Me responda uma coisa? Você já viu algum militar matando pessoas por terem idéias? Eu nunca vi... Todas as pessoas que foram torturadas e mortas, ou eram participastes ativos da guerrilha armada, Ou eram cúmplices desta guerrilha (manipulados por ela). É importante lembrar que muitos destes guerrilheiros viajaram para Cuba para receber treinamento em Havana junto ao "companheiro" Fidel e o "companheiro" Chê Guevara. Você sabia que o José Dirceu foi e continua sendo agente secreto de Cuba? Ou seja, o governo comunista de Fidel Castro financiava a revolução comunista no Brasil. E agora me responda também? Você acredita que organizações de guerrilha armada tinham por objetivo apenas acabar com a opressão no Brasil? Você acredita que não existia nenhuma proposta política por de trás desta história? Só se você for muito ingênuo mesmo. Para acabar, a prova de fogo: você acha que a ditadura no Brasil matou muita gente, né (400 pessoas)? Vamos dar uma olhada nos números do nosso "companheiro" Fidel Castro. A Cuba comunista matou mais de 100 mil pessoas (a ditadura mais bem documentada da história). E a grande maioria em paredões de fuzilamento. Pra que perder tempo torturando não é mesmo?

Conclusão: você critica a ditadura militar por ter combatido uma militância armada, financiada por governos comunistas que tinha o objetivo claro de fazer uma revolução comunista no Brasil. Tornando o Brasil uma Cuba 2. Sinceramente, não encontro outra explicação para a sua psicologia ideológica, senão a lavagem cerebral marxista que você deve ter passado em alguma universidade ou herdadou de seus pais. Só pra acabar: aposto que você acha que o terrorista Chê Guevara foi um grande herói também, não é?

Quer entender o que realmente foi a ditadura no Brasil? Leia o livro:
A Verdade Sufocada - História que a Esquerda Não quer que você saiba
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=9015567&sid=1222201941123747233791446&k5=A3BE6A8&uid=

12:08 AM  
Blogger José Elesbán said...

Caro Rafa,
Meu problema não é com Cuba. É com o Brasil.
Pela tua conta, Vladimir Herzog era cúmplice da guerrilha, por isso se apresentou ao exército é foi torturado até a morte, é isso? Ou talvez tu acredites que ele realmente cometeu suicídio...
O mesmo vale para Manoel Fiel Filho, operário preso, e torturado até a morte, porque distribuía o jornalzinho do Partido Comunista?
E estes dois foram mortos (suicidados?) quando já não havia guerrilha ativa no Brasil. As forças da repressão da ditadura já haviam acabado com elas.
Talvez 400 pessoas não te pareçam muita gente, mas que tal se tu perdesses UM irmão,ou pai, ou filho?
Ah, sim. E falta a fonte da tua cifra fantástica de 100.000 execuções em Cuba.

12:25 AM  
Blogger José Elesbán said...

Mas como eu disse. Na verdade Cuba não me interessa.
O golpe civil-militar de 1964 depôs um presidente constitucionalmente eleito. Cassou servidores públicos civis e militares. Cancelou a eleição presidencial de 1965.
Torturou e matou.
"Só" isso já é uma vergonha!

12:32 AM  
Blogger José Elesbán said...

Ah, sim, e se quiseres me enviar o livro de presente, certamente o lerei.
Será interessante ler os relatos de um oficial de exército, já declarado torturador pela justiça.

12:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

tentar entender o porque a folha,rede globo e aliados , apoiavam indiretamente a ditadura militar no brasiL ,não nos permiti enchergamos o que realmente está por trás disto que aconteceu e acontece


vamos procurar nas sobrelinhas o que essas corporações e corruptos ganham com isso

11:41 PM  

Postar um comentário

<< Home