segunda-feira, novembro 05, 2007

Liberdade para Ana Virgínia - Nós e os Outros

É notável esta campanha pela libertação Ana Virgínia, uma brasileira presa em Portugal acusada de causar a morte de seu próprio filho quando viajava por lá. Pessoalmente eu acredito que realmente aconteceu o que me tem sido passado pelos diversos blogues e saites brasileiros.
Contudo é importante notar a capacidade de mobilização gerada, creio, a partir da família desta brasileira. São brasileiros em busca de outros brasileiros que os apóiem em sua busca por justiça, em busca da liberdade para sua filha.
Eu gostaria de ver uma mobilização destas para que, por exemplo, as diversas polícias brasileiras prendessem mais, produzissem mais inquéritos que levassem à condenação de criminosos, e matassem menos (como a polícia americana naqueles filmes em que a policia é mostrada como boazinha, eu penso principalmente na série C.S.I. [a de Las Vegas, a série original e inicial], onde peritos que se têm como cientistas buscam todas as evidências para condenar o criminoso, ou, eventualmente libertar suspeitos que são de fato inocentes).
Eu também gostaria de ver uma mobilização destas para que o nosso trânsito matasse menos. Para isto poderíamos começar permitindo que quem fosse pego dirigindo alcoolizado acima do limite permitido, ou sob influência de droga ilícita, fosse indiciado por tentativa de homicídio.
As generalizações em geral são más porque simplificadoras, mas me parece que em geral, nós brasileiros temos muito cuidado com a nossa vida e daqueles que nos são próximos, e pouco ou nenhum com a vida daqueles que nos são estranhos.

Marcadores: , , , ,

4 Comments:

Blogger Letícia Losekann Coelho said...

belo post! Falou tudo namedidade certa, Zé!
beijos :)

2:09 PM  
Blogger RastreadoreS de ImpurezaS said...

Muito bom seu blog.. Abraços e parabéns!

5:05 PM  
Blogger José Elesbán said...

Valeu, Letícia.

2:24 AM  
Blogger José Elesbán said...

Obrigado pela visita, rastreadores.

2:24 AM  

Postar um comentário

<< Home