sábado, junho 02, 2007

O Senado Brasileiro e o Governo Chávez

E leio no Diário Gauche que a Comissão de Relações Exteriores do Senado enviou mensagem ao Governo Venezuelano pedindo reconsideração sobre a cassação da concessão da RCTV.
Com a sutileza que lhe é característica o presidente Chávez informou que era mais fácil ao Brasil voltar a ser colônia portuguesa, que o Governo Venezuelano rever a concessão da RCTV. E aí os nossos presidentes do Senado e da Câmara se sentiram ofendidos, e reclamaram, gerando uma pequena crise diplomática.
Me parece que a Comissão de Relações Exteriores do Senado não deveria dar palpites de questões administrativas da Venezuela. Talvez pudesse encaminhar algo aos representantes brasileiros no recém inaugurado Parlamento do Mercosul. Mesmo assim a questão é complicada.
Podemos lembrar que recentemente a autoridade federal de comunicação dos Estados Unidos advertiu fortemente uma rede de lá por exibir o mamilo de um seio da cantora Janet Jackson em um intervalo do jogo final do campeonato daquele futebol deles.
E será que o Governo dos Estados Unidos não poderia tirar do ar a rede ABC, por exemplo, se seus executivos tivessem se envolvidos em um golpe de estado por lá. Ou o governo da França não poderia tirar do ar o Canal Plus (emissora de TV francesa) se esta tentasse derrubar o presidente francês?
Como diz o velho ditado, "quem fala o que quer, se arrisca a ouvir o que não quer".

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não custa lembrar que a Constituição afirma:

"Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;[...]"

2:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ou seja, mesmo discordando da decisão do Chavito, cabe ao Senado Brasileiro opinar sobre uma decisão de política interna da Venezuela?

2:41 PM  
Blogger José Elesbán said...

Ah, pois é.
Se bem que me parece que o Senado só mandou um pedido de reconsideração. O Chávez podia ter dito com menos ênfase, que a concessão da RCTV estava cancelada por golpismo.
Mas como ele é pouco sutil teve que chamar suas excelências de papagaios dos Estados Unidos. Talvez ele até pudessem ser, mas isso não é coisa que um homem de estado diga.

10:41 PM  

Postar um comentário

<< Home