sábado, junho 02, 2007

Educação no Rio Grande do Sul

Pegue-se uma notinha publicada no blog Geografia em Tudo, em que ele denúncia a precarização que o atual governo do estado está promovendo nas escolas públicas estaduais ao perseguir a redução de déficit público a qualquer preço, e insinuando que uma solução para esta precarização seria a municipalização das escolas públicas estaduais; e uma outra, do blog RS Urgente , comentando a greve dos municipários de Porto Alegre, e os problemas que as escolas públicas municipais estão enfrentando (embora a prefeitura tenha anunciado superávit no ano de 2006, por meio de não execução de parte do orçamento), sendo que Porto Alegre é o maior município do Rio Grande do Sul, e um dos maiores em arrecadação per capita, e veremos que, a continuar assim retrocederemos para a falta de escolas no pago.
Talvez a governadora e o prefeito estejam pensando que a educação do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre pode ser fornecida pela caridade das ordens católicas redentoristas, maristas, lassalistas e jesuíticas, que têm multicentenária tradição em ensino, e por alguma(s) igreja(s) protestantes abnegadas.
Juntos o novo jeito de governar, e a maneira de melhorar o que é preciso.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Municipalização também tem sido o foco por aqui.
As prefeituras, de olho no FUNDEB, estão assumindo as escolas de Ensino Fundamental, com resultados bastante díspares.
Na escola em que eu dou aula um dos maiores desafios é trabalhar com os alunos provenientes do estado, onde a "Promoção Automática" travestida de "Progressão Continuada" nos legou alunos que mal conseguem compreender um texto simples.

2:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Um exemplo:
Quinta série, estamos estudando história antiga. Ao falar dos Hebreus o material didático trazia os Mandamentos e propunha algumas questões de interpretação, como "Em quais mandamentos pode-se perceber que os hebreus eram monoteístas?"

Muitos alunos não conseguiram responder, optando por copiar qualquer trecho da apostila como resposta.

2:30 PM  
Blogger José Elesbán said...

E o que fizeste, então?

10:38 PM  

Postar um comentário

<< Home