sábado, maio 19, 2007

Negócios

"generally speaking, the business of the American people is business" ("geralmente falando, o negócio do povo americano são os negócios")

Frase atribuída ao presidente norte-americano Calvin Coolidge (governou entre 1923 e 1929).

O jornal Correio do Povo publicou domingo passado, 13 de maio de 2007, uma notícia a respeito de projeto de lei do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE), com intuito de dispensar de visto de entrada no Brasil os cidadãos dos Estados Unidos. O projeto estaria sob análise das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa nacional, e de Constituição e Justiça, com proposta de exame para terça-feira, dia 15. Esta proposta tem apoio das empresas de turismo e de órgãos públicos ligados ao turismo, segundo o jornal.
Há também uma declaração do presidente da Associação da Indústria de Hotéis do RS - ABIH, José Reinaldo Ritter, que a "liberação deste entrave burocrático facilitará o ingresso de turistas americanos no país, gerando mais recursos para o turismo e a hotelaria". E o jornal continua dizendo que o dirigente empresarial afirma que a reciprocidade existente poderia ser dispensada em favor de causas maiores (crescimento do turismo neste caso, com geração de empregos e entrada de divisas). A notícia afirma ainda que a liberação de vistos para brasileiros que vão aos Estados Unidos poderia vir numa etapa posterior.
Este blogueiro pesquisou o portal da Câmera dos Deputados, à procura do tal projeto e sua votação, mas não obteve sucesso. Não encontrou nenhum projeto de lei em análise que isentasse cidadãos dos Estados Unidos da necessidade de vistos para entrar no Brasil.
Contudo também é opinião deste blogueiro que o Congresso brasileiro não deveria passar projetos de lei que contrariem o princípio de reciprocidade que há muito tempo orienta a entrada de estrangeiros no Brasil. É uma maneira também de defender os interesses dos cidadãos brasileiros interessados em viajar ou migrar, de maneira que haja respeito no trato com estes viajantes. Ou seja, o interesse de uma pequena quantidade de empresários não pode prevalecer sobre o dos cidadãos em geral.
Quanto ao argumento que "a liberação de vistos para brasileiros que vão aos Estados Unidos poderia vir numa etapa posterior" é pura falácia. Os Estados Unidos estão procurando dificultar cada vez mais o acesso de estrangeiros ao seu território, incluindo o acesso de cidadãos dos países tidos como desenvolvidos. Ou seja, a menos que mude muito a política dos Estados Unidos para o acesso ao seu território, coisa que não parece visível no horizonte, ou mesmo além do horizonte, DE MANEIRA NENHUMA SERÁ FACILITADA A ENTRADA DE BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS!

Marcadores: , , , ,