sábado, maio 19, 2007

E o Brasil, Quem Diria, Produz Bombas de Fragmentação

A notícia saiu em uma breve nota no jornal Correio do Povo. Pesquisando na Rede, sobre o assunto, pude saber um pouco mais.
Brasil, Argentina e Chile são os países da América do Sul que possuem bombas de fragmentação ("cluster bombs", em inglês), informou o representante da Coalizão Contra as Munições de Fragmentação, ou "Cluster Munition Coalition" - CMC, em inglês, Thomas Nash, quando se prepara para uma reunião contra este tipo de arma, que será realizada no Peru, na semana que vem, entre os dias 25 e 27. Com essa reunião, patrocinada pelo governo do Peru, se quer erradicar o uso deste tipo de armamento desta parte do mundo.
As bombas de fragmentação têm sido amplamente condenadas por entidades pacifistas e de direitos humanos porque, além de ampliar a área atingida quando do bombardeio, estas armas nem sempre explodem quando são lançadas, fazendo vítimas tempos após o fim de batalhas, e mesmo de guerras, tal qual minas terrestres (por sinal, outra arma conta a qual se luta, por seu potencial de destruição após o fim das guerras).
Bombas de fragmentação foram amplamente usadas pelos Estados Unidos, nos primeiros ataques durante a invasão do Iraque, em 2003, e por Israel durante a invasão ao sul do Líbano no ano passado.

A notícia no BOL - Brasil On Line: http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2007/05/17/ult34u181091.jhtm
Como funciona uma bomba de fragmentação, em esquema da Folha Online: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/2001-terrorismo_nos_eua-info-bomba_de_fragmentacao.shtml
Como funciona uma bomba de fragmentação (e também minas), em inglês: http://www.fas.org/man/dod-101/sys/dumb/cluster.htm
Coalizão Contra as Munições de Fragmentação, em inglês: http://www.stopclustermunitions.org/

Marcadores: , ,

3 Comments:

Blogger Cristian said...

Olá,

Me chamo Cristian e faço parte da Coalizão Contra as Munições Cluster. Periodicamente realizo buscas no google e acabei achando seu blog.
Vi que comentastes que saiu uma matéria no Correio do Povo.
Tens mais informações sobre ela? em que dia saiu, e tudo mais?
Desde já muito obrigado e parabéns pela iniciativa.

4:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

que besta sou sabrina 11 anos nao era isso que proucurava

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

8:11 PM  

Postar um comentário

<< Home