quarta-feira, maio 16, 2007

Lá Como Cá - O Caso de Delara Darabi

Na área de tecnologia do portal Terra há uma notícia sobre a jovem iraniana Delara Darabi. Ela tem 20 anos e está no corredor da morte no Irã, acusada do assassinato de uma prima do seu pai, quando ela tinha 17 anos. Segundo a notícia, ela assumiu a culpa convencida pelo seu namorado, que seria o verdadeiro autor do assassinato, porque ela era menor de idade quando do incidente. Se ele fosse julgado culpado, certamente seria condenado à morte, e eles imaginaram que tal sentença não a atingiria, pois o Irã é signatário de acordo na ONU, que impede que menores de 18 anos sejam condenados à morte. Mas segundo a notícia, o que acontece é que os menores são sentenciados, e aguardam na prisão até completar a maioridade, quando então podem ser executados, sem que o tratado seja quebrado.
A notícia no Terra, é uma reprodução da BBC . E creio que esteja na área de tecnologia porque foram abertas no Flickr, e no MySpace, área de apoio a Delara. As figuras feitas por Delara Darabi, reproduzidas no Flickr, são imagens perturbadoras. Segundo a notícia ainda, Delara é constantemente torturada, já tentou o suicídio, e no momento está com 35 Kg.

Este blogueiro acredita que Delara Darabi não deveria ser executada, pois o assassinato, quando praticado pelo estado não deixa de ser assassinato, embora aplaque um pouco o desejo de vingança dos parentes e amigos das vítimas, mas ainda assim não trará a vítima de volta.
E este caso mostra que no Irã, como no Brasil, adultos podem convencer menores de idade a assumir culpas, devido a um estatuto que procura proteger o menor. E se protege o menor porque é mais fácil recuperar um adolescente infrator, que um adulto.

Neste link, notícias em inglês, da Anistia Internacional, sobre execuções no Irã: http://web.amnesty.org/library/Index/ENGMDE130052006?open&of=ENG-IRN .

Marcadores: , , , ,