quarta-feira, julho 21, 2010

O Retorno do anti-semitismo e o Estado de Israel

O Retorno do anti-semitismo e o Estado de Israel


Na semana passada, o UOL reproduziu notícia do semanário alemão Der Spiegel*, mostrando o extremismo anti-semita comum a neo-nazistas e imigrantes muçulmanos na Alemanha. A notícia informava que durante um festival nos arredores de Hanôver, um grupo judeu de dança, chamado Chaverim, foi impedido de se apresentar, hostilizado por um grupo de migrantes muçulmanos e seus descendentes.


Normalmente os ataques contra a comunidade judaica na Alemanha são perpetrados por grupos neo-nazistas, com a mesma base ideológica da época de Hitler. Esta agressão que impediu a apresentação do grupo de dança judeu por parte de um grupo de imigrantes muçulmanos, muitos deles adolescentes e crianças, é um fato novo, decorrente das agressões do Estado de Israel aos palestinos.


No ano passado, o Pedro Dória comentou no seu weblog uma notícia que lhe chamou a atenção: um grupo de socialistas argentinos atacou um grupo de judeus quando saíam da embaixada de Israel lá, após celebrarem os 61 anos da fundação do estado de Israel. Dória achou o incidente muito estranho, pois sempre houve judeus envolvidos com socialismo, a começar pelo próprio Marx, e o Estado de Israel, nas suas fundações, era em grande parte inspirado por ideais socialistas.


Parece que ambas as coisas são decorrência das políticas míopes do Estado de Israel, com relação, principalmente, aos palestinos. Dória comenta esta possibilidade: “Incompetência, paranóia sem limites, perda de noção do razoável e falta de diplomacia transformaram Israel, principalmente nos últimos anos, em um Estado agressor.” E um Estado agressor costuma atrair antipatia de todo lado.


Infelizmente, enquanto a paz duradoura não for atingida na Terra Santa, e enquanto Israel posar como prepotente e agressor (com todo apoio dos Estados Unidos), a tendência é que estes eventos venham a se tornar mais e mais frequentes.


21/07/2010.


*Infelizmente, só para assinantes do UOL.

Marcadores: , , , , , , ,