quarta-feira, julho 14, 2010

Assentamentos ilegais israelenses controlam 42% da área da Cisjordânia

Assentamentos controlam 42% da Cisjordânia

DE JERUSALÉM

Os assentamentos judaicos controlam 42% da Cisjordânia ocupada, segundo um estudo da organização israelense de direitos humanos Betselem, embora a área construída represente apenas 1% do total.
Isso ocorre porque as fronteiras municipais dos assentamentos são dez vezes maiores que a área habitada. De acordo com o documento, a população de colonos quase triplicou desde 1993, de 110 mil para 301,2 mil.
A organização acusa o governo israelense de descumprir o compromisso assumido com o governo dos EUA do ex-presidente George W. Bush, em 2003, de congelar todas as construções.
A expansão das colônias é o maior ponto de atrito entre Israel e os EUA, e o estudo foi apontado pelos críticos da Betselem como uma tentativa de sabotar o encontro entre o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, e o presidente Barack Obama.
Para Dani Dayan, chefe do Conselho de Comunidades Judaicas da Cisjordânia, o fato de o estudo ter sido divulgado ontem mostra a intenção do Betselem de "prejudicar os interesses de Israel".
A iniciativa foi comparada ao vazamento da aprovação de uma construção israelense em Jerusalém Oriental em março, feito pelo movimento Paz Agora, apenas uma hora antes do encontro entre Netanyahu e Obama.
(MN)

Notícia da Folha de São Paulo, de 7 de julho de 2010. Destaque do blogueiro.

O detalhe curioso, que destaquei, é que 1993 é o ano dos Acordos de Oslo, supostamente acordos que buscavam implementar uma paz duradoura na região, viabilizando a criação de um estado palestino, e a segurança permanente do estado de Israel. Se a população dos assentamentos ilegais israelenses na Cisjordânia triplicou de lá para cá, isso seria um sinal de dupla intenção por parte de Israel?


Marcadores: , , , ,