terça-feira, junho 22, 2010

Temporada de caça aos blogues?

Temporada de caça aos blogues?


Notícias publicadas na semana passada na Folha de São Paulo (restrito a assinantes) e no portal da Rede Globo, o G1, dão conta que a Justiça Eleitoral quer saber os responsáveis pelos blogues Os Amigos do Presidente Lula, e Eu Quero Serra. As notícias informam ainda que o ministério público eleitoral quer impor multas aos tais blogues por “propaganda eleitoral antecipada”.


Situação complicada. Uma breve visita ao blog Os Amigos do Presidente Lula revela que ele está no ar desde janeiro de 2006. É um bocado de tempo. Por outro lado, aparentemente o dono do blogue Eu Quero Serra, se antecipou ao Ministério Público Eleitoral e retirou seu conteúdo do ar. Os “posts” deixados eram de questionamento à censura que o procuradores eleitorais estavam patrocinando contra a liberdade de expressão que um simples cidadão estava tentando exercer. O proprietário do blogue afirma que ele publica por simpatia ao candidato José Serra, e não tem vínculos com partidários com o PSDB, partido de José Serra.


No caso do blogue Os Amigos do Presidente Lula, ele é assinado por um casal que também afirma a sua não-filiação ao ao PT. Os “posts” mais recentes também questionavam o comportamento censor do Ministério Público Eleitoral. No caso deste blogue, o conteúdo ainda não havia sido tirado do ar. E é possível avaliá-lo. De maneira geral, os “posts” se assumem como “de esquerda”, “petista”, e “pró-presidente Lula”, não necessariamente nesta ordem. Também questionam críticas ao governo feitas pela chamada grande imprensa.


Aparentemente o Ministério Público Eleitoral quer manter a equanimidade e a lisura da campanha para as eleições gerais no segundo semestre.


Contudo ao querer tirar conteúdos do ar e impor multas aos seus responsáveis, o Ministério Público Eleitoral mostra desconhecimento de como funciona a blogosfera, e demonstra querer impedir a manifestação do pensamento de qualquer cidadão fora dos limites do quadro partidário existente. Ninguém poderá escrever que prefere a candidata Dilma, ou o candidato Serra, ou a candidata Marina, sob pena de multa e cassação do direito de expor sua opinião.


Com a intenção de manter a lisura do pleito, o Ministério Público Eleitoral corre o risco de apenas ser um instrumento de censura e autoritarismo.



21/06/2010.


Marcadores: , , , , , , , ,