sexta-feira, junho 18, 2010

Opositor é liberado em Cuba em estado de saúde grave

Opositor é liberado em Cuba em estado de saúde grave

O governo cubano anunciou que do opositor Ariel Sigler, que sofre de paraplegia e que está em estado de saúde grave, foi libertado neste sábado (12/6). Sigler foi condenado em 2003, junto a outras 74 pessoas.

A libertação, bem como a transferência de outros seis presos, foi anunciada na noite de sexta-feira pelo arcebispo de Havana.

Todos eles, acusados de colaborar com os Estados Unidos para desestabilizar a ordem interna de Cuba e colocar em risco o estado socialista e a independência do país, foram condenados pela a Lei da Proteção da Independência Nacional e da Economia de Cuba.

Entre os presos estão Héctor Fernando Maceda, Juan Adolfo Fernández Sainz, Omar Moisés Ruiz Hernández, Efren Fernández Fernández, Jesus Mustafa Felipe, Juan Carlos Herrera Acosta, que foram enviados para presídios mais perto das respectivas residências.

A liberação de Ariel Sigler, que segundo a agência de notícias espanhola Efe, dirigia o MIOA (Movimento Independente Opção Alternativa) na província de Matanzas, é o segundo passo do governo Raul Castro relação aos presos políticos após o processo de diálogo iniciado em maio passado com a hierarquia da igreja católica.

Notícia vista no Opera Mundi.

Marcadores: ,