terça-feira, março 30, 2010

Armando Nogueira - 1927-2010




Faleceu o jornalista Armando Nogueira.


A notícia de seu falecimento pode ser vista na Folha Online. Também vale o verbete sobre ele, na Wikipédia.


Não tenho muito para dizer a respeito de Armando Nogueira, só umas poucas coisas. Uma delas era o crédito como “Jornalista Responsável” pelo Jornal Nacional durante muitos anos, entre os anos 1970 e 1980. O Jornal Nacional era alguma coisa naquele tempo. Devia ter, sei lá, 80 a 90% das televisões brasileiras sintonizadas nele. E parece que além do Cid Moreira e do Sérgio Chapelin apresentando o telejornal da TV Globo, sempre veríamos o nome de Armando Nogueira ligado ao programa jornalístico.


A notícia do falecimento da Folha Online dá um resumo do currículo de Armando Nogueira, falando nos diversos veículos em que ele trabalhara. Não comenta da saída de Armando Nogueira do Jornal Nacional, e da TV Globo. Pois é, se não estou enganado, Armando Nogueira saiu da TV Globo, no rastro de uma edição feita pelo Jornal Nacional sobre o debate entre os então candidatos a presidente da república, Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido num domingo (acho que foi no domingo, mas posso estar enganado) às vésperas do segundo turno da primeira eleição direta para presidente, após quase 30 anos (sim, a eleição direta anterior fora a que elegera Jânio Quadros, em 1960). Está certo que o desempenho do então candidato Lula de 1989 não podia ser chamado de brilhante. É possível inclusive que Fernando Collor tenha se saído melhor no tal debate. Mas a versão do debate apresentada no Jornal Nacional daquela noite de segunda-feira (acho que foi na segunda-feira, mas posso estar enganado) foi algo próximo do criminoso, na manipulação feita para melhorar a imagem de Fernando Collor, e piorar a de Luiz Inácio. Naquela época acabaram saindo dos créditos de Jornal Nacional, os nomes de Armando Nogueira, e Alice Maria. Assumiu Alberico de Souza Cruz. Ou tudo isso pode ser invenção de minha cabeça, não? Afinal, que sei eu dos bastidores da Rede Globo, ainda mais de fatos que ocorreram há mais de 20 anos?


A outra lembrança que tenho de Armando Nogueira é num programa de debates esportivos, na TV Bandeirantes, na Copa de 1994. Um desses programas que reúnem narradores, comentaristas e ex-atletas para comentar resultados, avaliar desempenhos, estas coisas. O Brasil, comandado por Parreira, havia ganho a Copa do Mundo de Futebol nos Estados Unidos. Uma seleção que jogava feio, com escores sofridos, e título ganho nos pênaltis, quando o italiano Roberto Baggio desclassificou a Itália ao chutar a bola por cima da goleira defendida de Taffarel. Naquele programa um Armando Nogueira, com ar entre contrariado e condescendente, parabenizava Carlos Alberto Parreira e a seleção brasileira. O Brasil não tinha convencido, mas tinha vencido. A expressão de Armando Nogueira era a expressão de muitos brasileiros. Comemorava-se o título, mas sempre se achava que teria sido possível jogar melhor...


Segundo a Folha, o jornalista faleceu aos 83 anos em decorrência de câncer, diagnosticado em 2007.



A foto é de Márcio Fontes, para a Folha Imagem, disponível no linque aí de cima. Segundo a Folha, esta foto é de 1993.


Marcadores: , ,