sábado, janeiro 02, 2010

Guantanamobrás

GUANTÁNAMOBRÁS

O austríaco Manfred Nowak, relator especial das Nações Unidas para a repressão à tortura, sugeriu que países como o Brasil aceitem presos de Guantánamo.
Muito bonito. A guerra é do governo dos Estados Unidos e Pindorama importaria a encrenca dos prisioneiros que os americanos não querem guardar em seu território.
Nosso Guia poderia apresentar ao companheiro Obama uma proposta amiga, e de interesse mútuo: os Estados Unidos mandam para cá tantos presos quantos queiram. Em contrapartida, para cada preso recebido pelo Brasil, o governo americano dará licenças de trabalho para mil brasileiros que vivem sem documentos nos Estados Unidos.
Para que não se pense em interferência indevida nos assuntos internos americanos, ficaria a critério das autoridades locais escolher os imigrantes que seriam beneficiados por cada troca.

Este texto é parte da coluna de Elio Gaspari, na Folha de São Paulo, de 27 de dezembro de 2009.

Às vezes é possível discordar de Elio Gaspari.

Me parece que o Sr. Nowak está pensando numa solução de direitos humanos. O governo Bush Jr. encarcerou pessoas que não eram terroristas, e agora o governo Obama não sabe o que fazer com elas, haja visto que muitas não podem ou não querem voltar para seus países de origem, algumas correndo risco de vida.
Sem problemas que se negocie para receber esses presos, mas acho que isto não não no cerne da questão. Por conta destas guerras de vingança e pilhagem dos Estados Unidos no mundo já recebemos (poucos) refugiados afegãos e palestinos. Alguns ex-detidos de Guantánamo que não tenham registro de criminosos não seria grande problema...

Marcadores: , , ,