terça-feira, agosto 18, 2009

Índia entra no grupo de países que têm submarino nuclear

Índia entra no grupo de países que têm submarino nuclear

DA REDAÇÃO

A Índia inaugurou ontem, em Visakhapatnam, no Estado de Andra Pradesh, seu primeiro submarino de propulsão nuclear, capaz de lançar mísseis. Até então, apenas China, França, EUA, Reino Unido e Rússia haviam construído seus próprios submarinos. Pela entrada ao seleto grupo, o premiê indiano, Manmohan Singh, qualificou o evento de "histórico".
Ele declarou à agência Press Trust of India que o submarino não tem intenções bélicas, mas é importante para a defesa nacional. "O mar se torna cada vez mais relevante para os interesses de segurança da Índia, e precisamos nos adaptar a essa mudança", disse.
O principal objetivo no incremento da força naval indiana é conter o interesse da China na região. Apesar de os dois países serem parceiros comerciais, preocupa os indianos o fato de Pequim continuar a fornecer armas para Paquistão (que possui arsenal nuclear) e Sri Lanka.
O Arihant (destruidor de inimigos, em português) tem 6.000 toneladas e é capaz de atingir 44 km/h. Antes que possa ser utilizado, ele ainda terá de ser testado por ao menos dois anos no golfo de Bengala.
Este é o primeiro de outros dois submarinos que serão construídos com apoio técnico da Rússia, num projeto de US$ 2,9 bilhões.


Com agências internacionais

Texto da Folha de São Paulo, de 27 de julho de 2009.

Seria interessante saber quais foram as palavras exatas do primeiro-ministro indiano, mas me parece no mínimo contraditório lançar um submarino nuclear ao mar, e dizer que ele não tem intenções bélicas. Se a intenção não é bélica, é para levar os melhores alunos do ensino fundamental indiano para navegar nos Oceanos Índico e Pacífico, para que eles melhorem seus conhecimentos de geografia?


Marcadores: , , , , , ,