domingo, maio 24, 2009

Israel avança com assentamentos na Cisjordânia

Israel avança com assentamentos na Cisjordânia

DA REDAÇÃO

No mesmo dia em que a Casa Branca voltou a pressionar Israel pelo fim dos assentamentos judaicos em território palestino, o governo israelense anunciou ontem a abertura de uma licitação para a construção de casas em um terreno militar na Cisjordânia.
Localizada 10 km ao sul da tríplice fronteira entre Israel, Jordânia e Cisjordânia, a área conhecida como Maskiot abriga atualmente dez famílias instaladas em trailers. Elas moravam na faixa de Gaza e foram deslocadas de lá quando Israel se retirou da região, em 2005.
A colônia de Maskiot abrigará inicialmente 20 famílias judaicas, mas os planos preveem uma rápida expansão.
Havia 26 anos que Israel não construía novos assentamentos no norte da Cisjordânia.
O governo israelense alega que a decisão de erguer casas em Maskiot fora tomada no ano passado. A licitação foi aberta na semana passada, depois que as autoridades receberam parecer técnico favorável do Ministério da Defesa.
Segundo a rádio israelense, um grupo de empresários interessados visitou anteontem o local das futuras obras.
O Conselho Regional do Rio Jordão, órgão responsável pelas colônias judaicas na região, afirma que a construção do assentamento é legal.
"É consenso entre partidos sionistas que o vale do rio Jordão deve ficar sob controle israelense em caso de acordo diplomático", disse David Elhayani, chefe do conselho.
A medida, que contraria as exigências a serem cumpridas por Israel no âmbito da retomada das negociações de paz, em 2007, foi criticada pela Autoridade Nacional Palestina.
"Lançar um projeto de nova colônia no vale do Jordão no momento em que o premiê israelense se reúne com Barack Obama é um desafio flagrante ao governo americano, pois demonstra a recusa de Israel em parar com a colonização", afirmou um porta-voz da ANP. Ele disse que a medida destruirá o processo de paz.
Netanyahu, que assumiu em março um gabinete sob forte influência de siglas radicais, já deixou claro que pretende seguir adiante com a política de ampliação dos assentamentos.
O governo do centrista Ehud Olmert, antecessor de Netanhayu, aprovara nos últimos meses a construção de várias edificações em Jerusalém Oriental e colônias próximas à cidade, que Israel não considera assentamentos, mas parte da área urbana da cidade santa.
Cerca de 300 mil colonos israelenses vivem na Cisjordânia -dois terços dos quais nos arredores de Jerusalém.


Com agências internacionais

Texto da Folha de São Paulo, de 19 de maio de 2009.

É muito simbólico que Israel crie um novo assentamento na Cisjordânia ocupada com colonos que saíram da Faixa de Gaza.

Marcadores: , , ,