quarta-feira, abril 01, 2009

Faleceu Raúl Alfonsín

Faleceu Raúl Alfonsín



Principal notícia latino-americana na manhã deste primeiro de abril de 2009, e infelizmente não era mentira, foi a morte do ex-presidente argentino Raúl Alfonsín.

Alfonsín se tornou presidente da Argentina com a volta de democracia a este país, na esteira da derrota do exército argentino para os britânicos na Guerra das Malvinas (1982). Foi eleito pela União Cívica Radical – UCR, o partido que nasceu identificado com as classes médias urbanas no início do século XX.

Alfonsín conseguiu a condenação dos líderes golpistas que dirigiram a ditadura mais sanguinária da América do Sul. Também procurou perseguir e punir os torturadores e assassinos da ditadura, e em consequência enfrentou três tentativas de rebelião, que acabaram por levá-lo a aliviar esta busca de punições, com as leis de obediência devida.

Alfonsín também mudou a dinâmica das relações da Argentina com o Brasil, juntamente com o então presidente Sarney. Saíram as desconfianças geopolíticas, e foi lançado o Mercosul.

Alfonsín acabou abreviando seu mandato em favor do então recém-eleito Menem, por conta da recorrente inflação galopante, que não conseguiu debelar.

Desde sua eleição e posse em 1983, a Argentina tem conseguido manter sua democracia.


Foto de Eduardo di Baia, para a AP, vista na Folha Online.


A Folha Online traz um obituário de Alfonsín.

Marcadores: , , , , , , ,