sábado, abril 28, 2007

Reeleição

Este blog apóia o fim da reeleição. É difícil distinguir o governante do candidato, quando chega o período eleitoral. Este é o argumento básico. Nos termos atuais, a eleição com candidato à reeleição é um plebiscito para os eleitores confirmarem se dão quatro anos a mais para o governante, ou como disse alguém, o cidadão se candidata a um mandato de 8 anos com um plebiscito no meio para ver se o eleitorado gostou dos primeiros quatro anos.
Pois o Terra Magazine trás um texto e uma entrevista sobre a reeleição. O texto é do ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, onde ele rememora que os constituintes de 1891, no início da república, se questionaram sobre a reeleição, e acabaram por estabelecer que não haveria reeleição na primeira constituição da república. Esta tradição se manteve no Brasil, e foi respeitada inclusive pela sucessão de generais-presidentes do ciclo de 1964-1985, no regime de exceção. E a tradição foi quebrada pelo ex-presidente FHC, no golpe constitucional, que lhe permitiu reeleger-se em 1998, na onda do real. O senhor Lembo coloca que foi um erro, mas que outro erro agora seria encaminhar o fim da reeleição em uma possível reforma política. Não haveria nenhuma necessidade de priorizar tal assunto, a não ser, talvez viabilizar a sucessão de candidaturas de José Serra e Aécio Neves, pelo PSDB. Resolver um problema do PSDB.
O filho do prefeito do Rio de Janeiro, o deputado Rodrigo Maia, em entrevista à Terra Magazine afirma que a reeleição foi feita de maneira errada. Pois é, agora é tarde senhor deputado! Mas ele também reafirma que não prioridade para discutir o fim da reeleição agora. Seria mudar a constituição para resolver o problema do choque de candidatos do PSDB. Para resolver o choque de candidatos, segundo ele, há as convenções partidárias.
Este blogueiro acredita que a relativa estabilidade política dos últimos anos é uma conquista. Mas reafirma que a reeleição sem desincompatibilização deveria ser abolida no Brasil. Contudo pensando no texto do ex-governador Cláudio Lembo, seria bom que, se os nossos congressistas tratarem do assunto, e acabarem com a reeleição, fariam bem se convocassem a população a um referendo para ratificar a decisão, ou rejeitá-la.

Marcadores: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo contigo, tudo que é demais não dá certo! Sou à favor de aumenter um ano à mais o mandato de presidente, governador e prefeito e acabar com a reeleição! abraços

8:51 PM  
Blogger José Elesbán said...

Ok. Mas eu prefiro o mandato de quatro anos mesmo. Sendo o presidente eleito junto com o Congresso, os Governadores e os deputados estaduais. E os prefeitos junto com os vereadores.
Basicamente como é agora, só que sem reeleição. Ou reeleição com desimcompatibilização.
[]

2:07 AM  

Postar um comentário

<< Home