quarta-feira, abril 25, 2007

Emir Sader Recebe Medalha na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro

O sociólogo Emir Sader recebeu(*) hoje, dia 25, a Medalha Tiradentes, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ofertada a partir de proposição do deputado Gilberto Palmares (PT). A informação está no blog dele, na Agência Carta Maior.
Provavelmente a homenagem é um desagravo à condenação em primeira instância do sociólogo, em processo movido pelo ex-senador Jorge Bornhausen (DEM, ou Democratas, antigo PFL)(**), devido a um artigo que o professor Emir Sader escreveu respondendo a uma manifestação do então senador na sede da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, onde indagado sobre se se sentia infeliz com a crise política que acabou apelidada de mensalão, o Bornhausen disse que, pelo contrário, estava feliz, pois a partir da crise, "a gente se veria livre desta raça". Raça ali poderia se referir aos petistas, ou aos esquerdistas em geral, ou talvez o senador estivesse dando vazão a algum sentimento íntimo de superioridade que ele sentia, ou sente, a relação a algum grupo de brasileiros que ele considerasse como uma sub-raça.
A condenação em primeira instância foi particularmente forte, pois o juiz condenou o sociólogo por injúria a pena de um ano, convertida em prestação de prestação de serviços à comunidade, como ainda à perda da cátedra de professor na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Emir Sader recorreu da sentença.
(*) No seu blog, Emir Sader informou, no dia 21 passado, que iria receber a Medalha dia 25 próximo, às 18 h 30 min. Como este blog é atualizado à noite, acredito que ele tenha a recebido.
(**) Processando o sociólogo, o ex-senador demonstrou que é um grande "Democrata". O antigo PFL demonstrou grande coerência ao alterar o seu nome.

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

E depois não sabem porque o Rio de Janeiro está decadente!!!...

7:59 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro anônimo,
Eu posso imaginar uma série de motivos para a decadência do Rio de Janeiro, começando com a transferência da Capital Federal para Brasília, por JK. Passa pela absorção do estado da Guanabara pelo do Rio de Janeiro, no governo militar, e pela maciça urbanização por que passou o Brasil nos anos 1970 e 1980, com o inchaço das favelas na cidade do Rio de Janeiro.
Uma série de governantes que não souberam administrar o estado ajudou.
Mas a medalha ao professor Sader, ainda não é um fator. Pode vir a ser no futuro...
:)

1:38 AM  

Postar um comentário

<< Home