sexta-feira, abril 20, 2007

IDH Brasileiro

Pouca gente deve ler o Terra Magazine. Só isto pode explicar o silêncio a respeito do recálculo que a revista eletrônica fez para o Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, do Brasil, partindo do recálculo que o IBGE fez para o PIB brasileiro. O recálculo do IBGE nos fez nos sentirmos cerca de 10% mais ricos, como todos sabemos.
Pois, com base neste recálculo do PIB, o Terra Magazine fez um recálculo do IDH brasileiro. Antes do recálculo, o Brasil possuía um IDH de 0,792, o que significava um desenvolvimento humano médio. O Brasil ficava abaixo de Dominica (uma pequena ilha do Caribe - 0,793) acima da Colômbia (0,790). Vizinho também de Belarus (antiga Bielo-Rússia, que fez parte do território da União Soviética durante a maior parte do século XX - 0,794) e da Venezuela (0,784). Claro que é complicado comparar o Brasil com Martinica, mas, enfim, era o ranking.
Com base apenas no aumento do PIB (os outros indicadores são acesso à saúde, à educação, a expectativa de vida, etc), uma equipe do Terra Magazine recalculou o IDH brasileiro, e ele foi para 0,800, na rabeira dos países com alto desenvolvimento humano, cujo índice fecha exatamente em 0,800. Ficamos junto com Ilhas Maurício (um arquipélago africano a leste de Madagascar) e Bósnia-Herzegovina. Mas abaixo dos países mais desenvolvidos da América Latina, como Argentina (a melhor colocação latino-americana - 0,863), Chile (0,859), Uruguai (0,851), Costa Rica (0,841), Cuba (0,826), México (0,821) e Panamá (0,809). A tendência é que os próximos indicadores de educação e saúdo de Brasil façam o índice do país avançar.
Já comentei isto, em outro lugar. Comparar jaca com maçã é complicado. Brasil é uma coisa, Costa Rica é outra. E se pensarmos em capitais brasileiras, o IDH de Porto Alegre será diferente do de São Paulo, que será diferente do de Recife, que será diferente do de Manaus, que por sua vez será diferente do de Cuiabá. Mas, pelo menos, dá a idéia de um avanço. Não é um avanço apenas do governo Lula, mas do povo brasileiro, uma vez que o IDH brasileiro vem aumentando continuamente desde a década de 1970.
Mas este comentário saiu aqui por causa do silêncio a respeito do assunto. Quase ninguém deve ler o Terra Magazine.

Para saber mais:

Marcadores: , , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não costumo ler o terra magazine, e achei interessante. Só que tenho em mente que os indices e cálculos, pesquisas o que seja só funciona para quem foi consultado, e olha que não sou do PT (brincadeira).
Bom, na verdade achei interessante e vou procurar me informar mais sobre o assunto! Interessante a matéria Zé! Abraços Letícia Coelho

3:28 PM  
Blogger Jean Scharlau said...

Zé Alfredo, obrigado pelo apoio moral lá no blog, mas o fato é que eu agradeço a Deus pelos caras não terem uma faquinha, um canivete, o que provavelmente impediria que eu falasse aqui agora ou em qualquer outro lugar.

Boa notícia essa do novo IDH - tomara seja mais verdadeiro que o anterior.

3:21 AM  
Blogger José Elesbán said...

Caros Letícia e Jean,
Obrigado pelas visitas. As referências estão aí para vocês conferirem.
[]

3:19 AM  

Postar um comentário

<< Home