quarta-feira, dezembro 20, 2006

Lula Avaliado Como Melhor Presidente do Brasil

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada na Folha de São Paulo deste domingo, 17 de dezembro, informa que o presidente Lula tem a melhor avaliação entre presidentes do Brasil, desde Getúlio Vargas, na década de 1950. Lula tem 35% de votação espontânea. Em segundo lugar está FHC, com 12%, depois JK, com 11%, Getúlio Vargas com 8%, e Sarney com 5%.
Que é possível dizer de tal pesquisa? 1) Lula tem apelo popular e cristaliza muitas esperanças. Os estratos mais baixos social e economicamente são os que mais o apóiam, o que deve ser sinal que sentiram melhoria de seu nível de vida nos anos de governo Lula; 2) Com relação aos estratos mais altos, econômica e socialmente falando, são mais críticos, mas tanto com Lula, como com FHC; 3) Parece que estes melhores posicionamentos de Lula e FHC ressaltam que a memória trabalha melhor com acontecimentos recentes, pois como explicar a posição de JK, que foi citado por ambos como exemplo e modelo de governo a ser copiado? 4)Chama a atenção a ausência do ex-presidente Itamar Franco. Será que a ausência dele está realmente relacionada a um pior governo, ainda que completando um mandato (Collor havia sido impedido), ou é reflexo do retrato pintado por alguns grandes meios de comunicação, como a revista Veja, ou Folha de São Paulo, ou O Globo, que o chamam de "mercurial", "irresponsável", etc?
A pesquisa também informa que é grande a expectativa que o presidente Lula faça um bom governo no segundo mandato, embora menor que a expectativa que havia antes do início do primeiro mandato. É algo como um "choque de realidade".
Para ver mais, confira:
Folha de São Paulo (para assinantes): http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1712200602.htm