terça-feira, dezembro 19, 2006

"Web" Afetou Comportamento de Eleitores e Candidatos

O saite do "IDG Now!" informa que uma pesquisa conduzida por Clóvis de Barros Filho, Marcelo Coutinho e Vladimir Safatle, para o Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing, da ESPM, chamada "A Mídia e Esfera Pública", concluiu que o Web afetou o comportamento de eleitores e de candidatos, nas eleições presidenciais deste ano.


O estudo ressalta que surgiram vários blogs comentando política, fossem de jornalistas ou não, várias comunidades no saite de relacionamentos Orkut, e vídeos publicados no YouTube. Como exemplo, citam, que surgiram mais de 600 mil comunidades contra o presidente e candidato Lula em saites de relacionamento, e que um vídeo em que o candidato Alckmin negava responsabilidades nos atentados do PCC em maio deste ano foi assistido por mais 400 mil pessoas (este vídeo esteve encaixado aqui neste blog. Se você não o assistiu ainda, pode vê-lo, clicando aqui [http://aindaamoscaazul.blogspot.com/2006/10/alckmin-foge-da-responsabilidade.html]). Além disso, os blogs serviram como tentativa de dar outra(s) versão(ões) para notícias que saíam na grande imprensa, ou como diz o texto do IDG, para mostrar uma versão sem "distorções" (aspas, neste caso, do IDG).

A notícia do IDG não é algo novo. Quem acompanha discussões, por exemplo, pelo Observatório da Imprensa (http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/), teve a percepção de que a Internet havia influenciado a campanha presidencial deste ano. O que o texto faz é corroborar é esta percepção através de um estudo acadêmico. E é interessante também que isso seja divulgado através de um saite de tecnologia, como é o caso do IDG Now!, o que sempre restringe um pouco mais o público que tem acesso, e não o que chamamos aqui de "grande mídia" (pelo seu tamanho).