terça-feira, julho 07, 2009

Robert McNamara (1916-2009) – Segunda Tentativa

Robert McNamara (1916-2009) – Segunda Tentativa


Robert Strange McNamara, secretário de defesa dos Estados Unidos, sob os governos de John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson, faleceu nesta segunda-feira, 6 de julho.

Errol Morris fez um interessante documentário enfocando a vida deste homem, que serviu na Força Aérea durante a Segunda Guerra Mundial, se tornou o primeiro presidente da Ford que não era da própria família Ford, e foi secretário da defesa dos Estados Unidos. Como secretário da defesa, ele passou a receber menos do que recebia na Ford, e esteve envolvido no incremento da participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, bem como na Crise do Mísseis em Cuba, em 1962 (o filme “Treze Dias que Abalaram o Mundo” [“Thirteen Day”], com Kevin Costner traz uma representação de McNamara repreendendo um comandante de navio quando este dispara um tiro de advertência contra um navio soviético, durante o bloqueio naval imposto a Cuba naquele outubro). O nome do documentário em português ficou “Sob a Névoa da Guerra”.

No documentário ele reflete sobre sua carreira, e as decisões que tomos nos eventos em que esteve envolvido. Os bombardeios sobre o então Vietnã do Norte, o aumento do número de soldados norte-americanos no teatro de guerra, com o consequente aumento de mortos e feridos, foram fatos que se tornaram traumáticos para os Estados Unidos, e para o próprio secretário de defesa (dizem os seus obituários que próprio filho de McNamara, universitário na década de 1960, era contra a guerra que era conduzida pelo pai). Quando deixou o governo Johnson abandonou por um período a vida pública. Voltou para se tornar presidente do Banco Mundial. E na década de 1990 escreveu um livro de memórias onde afirma que os Estados Unidos erraram ao aprofundar sua participação na Guerra do Vietnã.

No tal documentário de Errol Morris, McNamara muito se questiona sobre sua vida, e seu papel como secretário da defesa dos Estados Unidos. Singelamente, lá pelas tantas, ele se questiona se ele não seria um f... da p... . Pois é...

Segundo o noticiário, sua esposa constatou sua morte na madrugada desta segunda-feira. Morreu dormindo, e segundo consta, de velhice. Foi um homem que quando serviu na Força Aérea, durante a Segunda Guerra, no Pacífico, trabalhou para que os bombardeios americanos se tornassem mais eficazes, eufemismo para dizer que eles deveriam ser mais mortíferos e destruidores; e depois como secretário de defesa, ordenou bombardeios e mais bombardeios sobre o Vietnã do Norte. Depois ele passou a vida se questionando e se desculpando. Mas soa algo irônico que um homem que tanto encarnou o espírito da guerra, tenha morrido tranquilamente, no calor de sua cama, em casa.


06/07/2009.


Marcadores: , , , , , ,