quarta-feira, maio 27, 2009

Israel acusa Venezuela e Bolívia de fornecer urânio ao Irã

Teerã é abastecida por Venezuela e Bolívia, diz Israel

DA REDAÇÃO

Venezuela e Bolívia exportam urânio para abastecer o programa nuclear do Irã, segundo relatório secreto israelense obtido ontem pelas agências de notícias France Presse e Associated Press.
O documento de três páginas foi preparado pela inteligência israelense antes da viagem do vice-chanceler Danny Ayalon a Honduras, para encontro da Organização dos Estados Americanos na próxima semana, conforme as agências.
Segundo o relatório, o grupo xiita libanês Hizbollah, misto de milícia e partido que tem o apoio do Irã, mantém campos de treinamento na Venezuela.
Não é a primeira vez que surgem acusações deste tipo. Caracas e La Paz, que romperam com Israel em represália à ofensiva em Gaza em dezembro, sempre negaram envolvimento com o programa nuclear iraniano e apoio a grupos armados do Oriente Médio.
Venezuela e Bolívia têm reservas de urânio -matéria-prima para programas atômicos- e apoiam o objetivo do Irã de ter centrais nucleares com fins pretensamente pacíficos.
Os dois países têm dezenas de acordos de cooperação com o Irã, mas nenhum deles na área de energia atômica.

Texto da Folha de São Paulo, de 26 de maio de 2009.

Palpite: Israel obviamente entregou este relatório para as agências de notícias, para aumentar o papel de bicho-papão do Irã, tentar afastar a Bolívia e a Venezuela do Irã, uma vez que estes países não mantém contencioso com o regime de Teerã. E, claro, evitar que se fale da ocupação ilegal da Cisjordânia e do sítio permanente à Faixa de Gaza.

Marcadores: , , ,