terça-feira, março 18, 2008

Previdência chilena

Bachelet universaliza Previdência do Chile

Medida fortalece governo; modelo atual, elogiado por economistas liberais, exclui grande parte dos idosos

DA REDAÇÃO

O Chile promulgou ontem, no segundo aniversário do governo da socialista Michelle Bachelet, lei de Previdência Social que cria uma pensão básica universal. A medida beneficiará, a partir de junho, 40% dos idosos chilenos, muitos deles excluídos do sistema privado de aposentadoria instaurado no país há 27 anos, durante a ditadura de Augusto Pinochet.
A reforma previdenciária, projeto mais emblemático da gestão Bachelet, foi aprovada em janeiro pelo Congresso, após um ano de tramitação, em um raro momento de consenso entre a coalizão oposicionista Aliança, de centro-direita, e o governo, cujos dois primeiros anos foram marcados por crises políticas.
Elogiado por economistas liberais, o modelo privado entrou em crise pela baixa adesão dos trabalhadores e pelas dificuldades enfrentadas por grande parte deles para acumular o valor mínimo para a aposentadoria. Estudos do governo indicavam que, mantido o sistema, 45% dos trabalhadores não teriam direito a beneficio previdenciário ou receberiam valor menor do que o mínimo.
A reforma não acaba com a capitalização gerida por administradoras privadas e incentiva a entrada de novas empresas no setor, atualmente dominado por meia dúzia de companhias. Mas aportes do governo passarão a beneficiar os mais pobres.
Além da pensão básica universal, inicialmente fixada em 60 mil pesos (R$ 230), a reforma cria um "aporte previdenciário solidário" para os maiores de 65 anos que, mesmo tendo contribuído, não acumularam o suficiente para receber pensão mensal de 255 mil pesos (R$ 978). O sistema deve ser expandido até 2012.
Com mais dinheiro no bolso, a simpatia dos eleitores pelo governo deve aumentar. Apesar dos bons índices econômicos, alimentados pelo alto preço do cobre -principal produto de exportação chileno-, a popularidade de Bachelet é baixa. Críticas à ministra da Educação, Yasna Provoste, acusada de malversação de fundos, dominam o atual debate político. Longe de constituírem episódios isolados, as crises deram o tom da administração.
Provoste assumiu o cargo, em julho de 2006, em meio aos protestos maciços de estudantes que derrubaram seu antecessor. Os "pingüins" (apelido dado aos secundaristas em razão do uniforme clássico) surpreenderam o governo recém-eleito ao mobilizar, por meses, centenas de milhares de estudantes a favor da reforma educacional e da gratuidade do transporte e do vestibular.
No ano seguinte, o colapso do novo sistema de transporte público de Santiago repercutiria em críticas ao centralismo do governo Bachelet. O índice de aprovação da presidente caiu para menos de 40%, o mais baixo de um chefe de Estado desde a redemocratização do país.


Com agências internacionais

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Zé,

Uma sugestão: por que tu não habilitas o teu blog a mostrar o número de posts publicados em cada mês e/ou o número total, se possível, nos Archives?

Outra: que tal habilitar também um campo de busca interno ao teu blog, facilitando assim a busca por palavra? Assim, dá pra listar por ordem cronológica reversa somente o que tu publicaste sobre "brigada", por exemplo.

Além de ser um enorme favor à minha pesquisa fazendo com que eu economize pelo menos 1:30h só dentro do teu blog (e são 21 no total, sendo que vários oferecem essas facilidades), isso atrai visitantes de montão, que poderão linkar teus artigos justamente por encontrarem-nos com muito mais facilidade. ;)

[]'s,
Hélio

11:35 AM  
Blogger José Elesbán said...

Vou ver o que posso fazer.
Mas mecanismo de busca, a própria barra superior do blog tem. É só colocar a palavra no retângulo, e clicar "pesquisar no blog".

12:10 AM  

Postar um comentário

<< Home