segunda-feira, dezembro 10, 2007

Num mundo cheio de vida, não podem faltar os direitos humanos




Hoje, 10 de dezembro, é Dia Mundial dos Direitos Humanos. Casualmente eu vi num blog do digamos lado direito da blogosfera. E apoiada por ativistas Baha'is. Mas nada disto invalida um dia especial para pensar em direitos humanos, exceto, talvez, se resolvermos pensar apenas neste dia.

E é claro, quando eu penso em direitos humanos, eu penso na Anistia Internacional, e penso que o primeiro direito humano, fundamental, do qual derivam todos os demais é o direito à vida. É por isto que a Anistia Internacional é contra a pena de morte, e este blogueiro também. Mesmo para criminosos. Mas principalmente para todo e qualquer ser humano. E felizmente para nós, os criminosos assassinos ainda são minoria.

E em especial com relação ao Brasil, acho que a polícia precisa investigar e prender mais, e matar menos. E os criminosos do trânsito precisam ser mais punidos, de preferência presos.

Visite o saite da Anistia Internacional (em inglês). Também em espanhol.

Marcadores: ,

8 Comments:

Blogger Na Periferia do Império said...

Prezado Zé....

Com certo atraso, venho agradecer a visita. Valeu a dica sobre o RSS. Creio que já resolvi o problema.

um abraço da periferia do Império

12:35 PM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

oi Zé,
sabe não participei dessa blogagem coletiva...outra hora te explico pq...mas gostei do teu post!
beijos

10:22 PM  
Blogger VFS said...

Sucumbo à estupefacção quando me cruzo com o despudor da ignorância. A insinuação velada que vincula "Ativistas Baha'is" à direita, ou a valia da iniciativa "apesar" da identidade do impulsionador... Demasiado vil. Há um livro do Milan Kundera que me acompanha sempre. Chama-se "A Ignorância". Tem em versã de bolso. Aconselho a tê-lo sempre consigo.

11:38 AM  
Blogger VFS said...

*Versão

11:42 AM  
Blogger Dragonfenix said...

Caro bloguista do outro lado do atlântico, é com tristeza e desagrado que leio o seu post e a sua insinuação. A autoria do blog colectivo não é minha mas orgulho-me muito de ter participado nela. Para quem defende os Direitos Humanos como aparentemente o faz, espanta-me essa insinuação relativamente à Fé Baha'i e suas intenções. Como pessoa, como budista, como cidadã não entendo como se aconselha a leitura e consulta de sites e documentos como o dos direitos humanos e amnistia internacional e depois se critica um movimento para elevar consciência como única motivação. Sobretudo quando essa crítica surge, aparentemente apenas baseada no preconceito acerca de uma dada fé, credo ou religião.

Não entendo o que quer dizer como "à direita da blogosfera" mas o meu amigo é que parece ter essa inclinação, quando, num dia de reflexão acerca dos direitos dos seres humanos em viver apela à punição. se calhar deveria pensar um pouco melhor nisso. seja como for sou apologista da liberdade de expressão e se acredita que a punição é o caminho então não sou ninguém para julgar. Agora julgar um post, um blog ou um movimento que foi de muita gente,de muitos credos, raças e religiões e uniu muita gente em torno de um tema que nos diz respeito a todos para mim é puro preconceito.

desilude-me ainda ver pessoas que reclamam e apresentam as suas queixas apenas para não gerar muito pouco de produtivo à volta desses mesmos problemas.

Pelo menos, nós, segundo o seu ponto de vista apoiantes desses activistas baha'i do lado direito da blogosfera, durante o dia 10 de dezembro de 2007 e enquanto os nossos blogs perdurarem saberemos o que fizemos e o que reflectimos sobre os direitos humanos. e você o que fez?

12:17 PM  
Blogger José Elesbán said...

Caro L[aldert, já arrumaste sim. Já consigo te acompanhar pelo RSS de novo.

4:08 AM  
Blogger José Elesbán said...

Caro Vítor Sousa,
Não renego a minha ignorância. O "apesar de" é apenas para salientar que tenho diferenças políticas com o autoro do blog onde vi a iniciativa, o que não me impediu de levar adiante a blogagem coletiva. por que mais importante que as posições políticas é o incentivo aos direitos humanos.
Quanto à fé Baha'is acho-a digna de todo o respeito que uma religião sincera pode receber. E não me oponho à profissão de fé de seus crentes, nem os discrimino.
Por fim, quanto ao livro de Milan Kundera, acho que terás que ser mais claro no porquê eu deveria lê-lo, ou mesmo carregar comigo, afora Kundera ser um belo escritor, do qual já li outros livros.

4:25 AM  
Blogger José Elesbán said...

Cara DragonFênix,
Como disse ao Vítor Sousa acima, de maneira nenhuma eu quis desprezar a fé Baha'is, e como já disse, ela é digna de todo meu respeito enquanto fé sincera.
Com relação á estar à direita, isto para mim, desde a Revolução Francesa está relacionado a posicionamentos políticos, como talvez esclarecesse o pensador italiano e político Norberto Bobbio. Não sei de onde você tirou desejos de censura e punição neste "post". Afinal, como você mesma afirma, é um "post" sobre direitos humanos.

4:45 AM  

Postar um comentário

<< Home