domingo, novembro 18, 2007

Muitas efemérides em novembro

Muitas atividades impedem uma atualização eficiente deste blog.

Dia 7, foram os 90 anos da Revolução Soviética.
Dia 9, foram 18 anos (18 anos!) da queda do Muro de Berlim.
Dia 10, foram 70 anos do golpe do Estado Novo, por sinal, pouco explorados para um ano de aniversário "redondo". Talvez seja chato lembrar que o nosso "Pai dos Pobres" deu um golpe de estado que instituiu uma ditadura de fato e de direito no Brasil. Afinal foi o Doutor Getúlio aquele que anos mais tarde iria imolar a própria vida "pelo bem da nação", quando um golpe se armava contra ele.
Dia 11, foram 89 anos do final da Primeira Guerra Mundial. A Alemanha estava exaurida, e não tinha mais condições de sustentar o esforço de guerra. Como o armistício ocorreu antes que o exército alemão começassse a recuar em todas as frentes, isso deu margens para a idéia da "sabotagem interna", e abrindo possibilidade para os grupos reacionários alemães, o mais eficiente, o nacional-socialismo, o nazismo de Hitler.
Dia 15, 118 anos da implantação da república no Brasil. A proclamação da república no Brasil já gerou bastante debate. Principalmente quando se completaram 100 anos da república, em 1989. Naquela época se falou que a república foi proclamada através de um golpe de estado. E foi mesmo. Mas isso não significa que a república não tivesse legitimidade no Brasil. Afinal o Partido Republicano existia no parlamento por bastante tempo quando a república foi proclamada. Os Inconfidentes queriam uma república, não uma monarquia. Curiosa a este respeito a revista Veja. Em 1989, na comemoração dos 100 anos da república, a Veja publicou uma edição especial, simulando uma revista Veja publicada na semana de 15 de novembro de 1989. Um trabalho espetacular. E, se não me engano, na Carta ao Leitor, o suposto editor da revista Veja de 1889 anunciava que a república trazia consigo a promessa de expansão das liberdades públicas e dos direitos da cidadania. Nesta semana (esta semana de 15 de novembro de 2007), a mesma revista Veja traz uma capa enaltecendo Dom Pedro II, o imperador deposto pela república. Não consegui ler a revista, mas a capa sinaliza uma mudança e tanto.

Então é isso. São dias siginificativos. Eu gosto de História, mas estas datas de 9, 10 e 11 eu vi em um colunista da revista eletrônica Baguete. A data do final da Primeira Guerra e a data da queda do Muro de Berlim eu não me lembrava.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Letícia Losekann Coelho said...

post interessante....gostei! Datas e significados!
beijos :)

3:01 PM  

Postar um comentário

<< Home