quinta-feira, julho 26, 2007

Do Observatório da Imprensa: Blogueiros Iranianos Obrigados a se Reregistrarem

Edição 436 de 5/6/2007
www.observatoriodaimprensa.com.br
URL do artigo: www.observatoriodaimprensa.com.br

IRÃ

Blogueiros obrigados a se registrar para evitar bloqueio

Em mais uma medida agressiva à liberdade de expressão, o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad passou a exigir que todos os blogueiros do Irã façam um cadastro em um sítio criado pelo Ministério da Cultura. Para que o blog não seja bloqueado, é necessário que o blogueiro informe dados pessoais, incluindo o login e a senha para atualizar sua página.

A medida foi extremamente criticada pelos blogueiros iranianos - que totalizam quase um milhão no país. Segundo Mehdi Boutorabi, gerente do serviço de hospedagem de blogs Persianblog, cerca de 10% dos blogs são ativos - ou seja, são atualizados constantemente. Sua empresa hospeda mais de 780 mil blogs em língua persa. De acordo com o buscador de blogs Technorati, o farsi - língua nativa do Irã - é um dos 10 idiomas mais usados online.

Em protesto à decisão governamental, Parastoo Dokouhaki, conhecida blogueira que escreve sobre os direitos das mulheres, colocou em seu blog um banner com a frase "Eu não vou registrar meu sítio!". Depois disso, a página foi bloqueada para acesso de dentro do Irã.

Sem liberdade de expressão

A censura no país não atinge apenas os blogs. A maior parte dos jornais críticos ao governo foi fechada, as emissoras de TV por satélite são proibidas e livros são freqüentemente censurados. Por isso os blogs se tornaram um canal de expressão cada vez mais popular na sociedade iraniana.

Reconhecendo a importância crescente da internet, na última eleição presidencial, vários candidatos criaram seus próprios blogs. Ironicamente, o presidente Ahmadinejad lançou o seu no ano passado, em farsi, inglês, francês e árabe, para divulgar suas idéias e manter contato com os iranianos - obviamente, filtrando todos os comentários críticos a seu governo. Informações de Saeed Kamali Dehghan [The Guardian, 7/6/07].


Marcadores: , , , ,

4 Comments:

Blogger Letícia Losekann Coelho said...

É ridículo fazer isso! Imagina se fosse no Brasil este tipo de censura atualmente?

8:28 PM  
Blogger José Elesbán said...

Infelizmente há vários países que restringem o acesso a Internet...

3:54 PM  
Blogger Letícia Losekann Coelho said...

Restringir a internet e principalmente o uso de blogs, é restringir o pensamento...

4:50 PM  
Blogger José Elesbán said...

Mas esta é a idéia.
Certos governos detestam o dissenso, o pensamento diferente, ...

11:59 PM  

Postar um comentário

<< Home