quinta-feira, julho 19, 2007

O Recente Desastre Aéreo e a Política

O desastre desta semana com o vôo JJ3054 da TAM, em Guarulhos gerou muito calor na Internet. E também fora dela.
Um conhecido meu tão logo me viu, tratou de culpar o governo federal, pois segundo ele, um depoimento de um superintendente da Infraero teria dito que a reforma da pista de Congonhas não havia sido finalizada como deveria, pois foi apressada "por pressões políticas". Meu conhecido é um anti-petista de carteirinha. Foi militante do PDT, e sabe (eu acho que ele reconhece) que o PT cresceu em Porto Alegre, em boa parte, ocupante parte do espectro político que o PDT ocupava. Ele mesmo já me disse que o PT, isso antes da presidência Lula, parecia muito com o antigo PTB, aquele que existiu de 1946 a 1964, até ser extinto pelo governo militar.
Mas várias pessoas culparam o governo federal pelo acidente (veja uma crítica a um colunista da Folha de São Paulo, por exemplo, no sítio do Paulo Henrique Amorim, o Conversa Afiada, e outra no Blog Entrelinhas). Pode até ser que de fato o governo federal de fato tenha sido culpado, mas vamos aguardar as investigações. Pode ter sido falha humana (dos pilotos), pode ter sido avaria na eletrônica do avião, há mais de uma hipótese. Por isso a investigação precisa acontecer.
A revista Veja, não sei se na semana passada, ou na anterior já denunciava que Congonhas operava acima do seu limite, mas nem por isso levantou a hipótese de fechar o aeroporto. Ao contrário do que eu esperaria da Veja, ela forneceu até conselhos para aliviar o tráfego do Congonhas. Dirigir mais vôos para Guarulhos e Viracopos, dirigir parte do tráfego internacional para o Galeão-Tom Jobim que está operando atualmente abaixo de sua capacidade.
Enfim, vamos aguardar.

Marcadores: , ,