quinta-feira, julho 19, 2007

Das Crônicas do Heuser: Os Especialistas

Os Especialistas

Por Paulo Heuser

Eles aparecem em qualquer roda de conversa, mesmo quando não há roda. Sobressaem em qualquer discussão, na proporção direta da polêmica. São os Especialistas. Deveríamos chamá-los de generalistas, pois entendem de tudo. Porém, entendem tudo de tudo. É o que os torna Especialistas. São os especialistas universais, que dominam qualquer assunto. Sabem onde surgiram o sanduíche Farroupilha e o hábito de grudar tatu sob a classe da escola. Os especialistas – minúsculos – dominam apenas uma ou duas áreas do conhecimento humano. Assim são os médicos especialistas. O oftalmologista entende de olho, o neurologista entende de nervos, o ortopedista entende de gesso. Há médicos generalistas, que entendem de tudo um pouco, recorrendo aos médicos especialistas que entendem muito de pouco, caso julgarem necessário. Contudo, quase não há médicos Especialistas, pois aprendem a medir sua ignorância.

Os Especialistas surgem daqueles que não estudaram as disciplinas, os leigos. Ignoram a ignorância. Assim, podem externar qualquer coisa com a máxima convicção, sem freios internos. Sentem-se à vontade. Normalmente falam alto, no limiar do grito. Não opinam, exaram sentenças de última instância. Última e única, sem dar margem aos recursos. O que mais irrita os generalistas, e os apenas especialistas, é o fato de os Especialistas sempre estão certos. Ou, pelo menos, incontestes. Ninguém tem coragem de contestá-los, pois ignorantes da própria ignorância, ignoram também o processo dialético. Quando o impossível ameaça acontecer, apesar da impossibilidade, os Especialistas realizam convenientes adaptações da realidade. Passam a viver num mundo de para-realidades, no qual escolhem a mais conveniente.

Um autêntico Especialista desconfia da opinião do médico, seja de generalista ou de especialista. Aliás, o Especialista não crê em médico generalista, vai direto ao especialista, levando exames não-solicitados, auto-entrevista, diagnóstico, prognóstico e determinação do tratamento. O Especialista só vai ao médico para obter uma receita, já que o ignorante farmacêutico ignora sua Especialidade.

O futebol é um campo fértil para os Especialistas. Conhecem até os calos dos jogadores. Sabem quem é a mãe do juiz e a amante do dirigente. O Pan ofereceu excelente oportunidade para que os Especialistas mostrassem sua Especialidade nos mais variados e incomuns esportes, como badmington e bola de gude olímpica. Criticam a forma como o sujeito segurava o cabo da raquete e o balanceamento das plumas da peteca.

Nenhuma área do conhecimento humano atrai mais Especialistas do que a aviação após um acidente aéreo. Descobrimos Especialistas na TV, no elevador, no táxi, no restaurante, na fila. Três minutos após o acidente, eles já têm certeza sobre as causas que levaram ao desastre. Especialistas não morrem nos acidentes aéreos, pois não entrariam naquele avião, daquela companhia, com aquele piloto, com aquele lanche, para aquele aeroporto, controlado por aquele controlador, governado por aquele governo e oposto por aquela oposição. Seria muita ignorância!

www.pauloheuser.blogspot.com


Marcadores: , ,